Unati encerra atividades do primeiro semestre

.
10/07/2023

No dia 28 de junho, as atividades do primeiro semestre da Unati foram encerradas na Unifadra com uma confraternização, logo após a aula de Arte da Profa. Rosi Pando. Na Unesp, as atividades foram encerradas na semana anterior. A turma da Unati retorna às atividades no dia 18 de julho, após o período de férias.

Segundo a professora Sheila Franceschini (coordenadora da Unati pela Unifadra), a 15ª turma da Unati é formada por 25 “alunos unatianos" e o cronograma com as atividades do segundo semestre já está sendo preparado pelos coordenadores e monitores do programa.

“As aulas tiveram início no dia 28 de março, presencialmente, na Unifadra e no campus da Unesp de Dracena. Neste primeiro semestre, os alunos unatianos participaram de atividades envolvendo práticas de exercícios físicos, dança e artes manuais, exercitando a criatividade com ênfase na qualidade de vida. Também tiveram aulas de informática e segurança nas redes sociais e visitaram o laboratório de tecnologia do CEP/UME para conhecer um pouco sobre inteligência artificial. Nos laboratórios da Unifadra, aprenderam sobre temas relacionados à saúde e aos cuidados com a saúde mental na terceira idade”, ressalta Sheila.

"Entre as atividades na Unesp, a turma da Unati realizou uma visita técnica ao Rancho Y-îara e conheceu na prática algumas plantas medicinais, participou de palestras sobre como produzir kombucha, uma bebida fermentada que traz benefícios à saúde, aprendeu sobre mitos e verdades a respeito da avicultura e ouviu um técnico sênior da Unesp falando sobre a valorização da alegria de viver. Para fechar o semestre, realizamos uma festa junina muito animada", complementou Pamela Nakada, coordenadora da Unati pela Unesp.

Os alunos unatianos também participaram das festas juninas realizadas pela Unifadra e pela Unesp, interagindo com as duas comunidades acadêmicas.

A Unati é um programa gratuito e destinado a pessoas com mais de 60 anos, independentemente do grau de escolaridade, promovendo atividades físicas, intelectuais e recreativas voltadas aos idosos de nossa região, com o objetivo de proporcionar o bem-estar físico, social e emocional dos participantes.

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) é desenvolvido por meio de uma parceria entre a FCAT - Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (Campus de Dracena da Unesp), Fundação Dracenense de Educação e Cultura (mantenedora da Unifadra) e a Prefeitura Municipal de Dracena, sob coordenação das professoras Dra. Pamela Nakada e Dra. Sheila Regiane Franceschini.

Veja nossa galeria de fotos!