Acadêmicos de Medicina da Unifadra publicam trabalho sobre diabetes

.
18/07/2023

Os alunos Agnaldo Saraiva Leitão Filho, Gabriella Gil Aguila Saraiva Leitão e Pedro Elson Silva dos Santos, do 11º termo de Medicina da Unifadra, publicaram o artigo “Diabetes Mellitus tipo 1: o impacto na qualidade de vida” na revista Research, Society and Development.

Orientados pela Profa. Ma. Ana Elisa Rebeschini de Marchi, o trio buscou discorrer sobre as principais implicações do DM1 na vida de seu portador, abordando os prejuízos agudos e crônicos da doença.

Segundo os autores, foi observado que além das repercussões agudas (hipoglicemia e cetoacidose diabética) as implicações crônicas são relevantes, pois os pacientes apresentam maior tempo de evolução da patologia e das alterações causadas à micro e macrocirculação, que são fatores de preocupação sobre a redução da qualidade de vida.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 12, nº 3, ano 2023):

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam os alunos Agnaldo, Gabriella Gil e Pedro Elson, e a professora Ana Elisa pelo desenvolvimento do trabalho e a publicação do artigo, e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Research, Society and Development
A publicação é uma revista científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento.