Alunos de Psicologia da Unifadra promovem conscientização sobre saúde mental

.
05/10/2023

Os alunos do 6º termo do curso de Psicologia da Unifadra realizaram uma ação de conscientização sobre saúde mental, no último dia 26, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Acompanhados da Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rosseto, os estudantes percorreram as salas dos cursos noturnos da faculdade disseminando mensagens sobre a importância de cuidar da saúde mental e valorizar a vida. Além disso, ofereceram apoio emocional e incentivaram a busca por ajuda profissional, especialmente por meio da psicoterapia.

A atividade integrou o conteúdo da disciplina Psicopatologia Geral e teve como objetivo principal desmistificar o estigma em torno das questões de saúde mental e promover um ambiente de apoio e compreensão para aqueles que enfrentam desafios nessa área.

Durante as intervenções nas salas de aula, os alunos destacaram que o diálogo aberto sobre saúde mental é crucial para combater o estigma e encorajar aqueles que sofrem em silêncio a procurar ajuda e explicaram a relevância do Setembro Amarelo, um movimento mundial de conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção do suicídio.

A Profa. Ma. Laízi da Silva Santos, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, elogiou a iniciativa dos estudantes: "Estou orgulhosa dos nossos alunos. Eles não apenas demonstraram um profundo entendimento sobre a importância da saúde mental, mas também agiram de maneira proativa para promover a conscientização entre os colegas. Ações como essa são fundamentais para criar uma comunidade acadêmica mais solidária e compreensiva".

Segundo a coordenadora, a iniciativa dos alunos do 6º termo não apenas sensibilizou seus colegas, mas também deixou uma marca na comunidade acadêmica. “O gesto solidário e a dedicação desses estudantes não apenas honraram o espírito do Setembro Amarelo, mas também fortaleceram os laços de empatia e compreensão dentro da faculdade, que sempre buscou criar um ambiente mais acolhedor para todos”, finalizou.