Pedagogia: estudantes da Unifadra desenvolvem materiais didáticos voltados para o ensino e a aprendizagem de Geografia

.
23/04/2024

A turma do 5º termo do curso de Pedagogia da Unifadra apresentou, no dia 20 de março, os resultados de seus estudos na disciplina de "Geografia: fundamentos, metodologia e prática". Sob a orientação da Profa. Ma. Cláudia Regina Bachi, os grupos se dedicaram à criação e produção de materiais didáticos, voltados ao ensino de Geografia para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem contínua seguindo o plano de aula elaborado previamente, que se propôs a desenvolver uma das habilidades de Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como parte do encerramento dessa sequência de estudos, os acadêmicos aplicaram, entre si, os materiais didáticos elaborados, explorando seu funcionamento e discutindo o papel da ludicidade no processo de aprendizagem da criança. A atividade proporcionou uma oportunidade para avaliar a eficácia dos recursos pedagógicos desenvolvidos pelos acadêmicos e sua contribuição para o engajamento e compreensão dos alunos durante as aulas da disciplina de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo a Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy, coordenadora do curso de Pedagogia, “atividades como esta são de grande importância para a formação dos futuros professores, por unir teoria e prática, além de fazer uso de documentos legais atuais que embasam o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de todo o país. Além disso, são atividades que poderão ser utilizadas na futura docência dos graduandos”.