Docentes da Unifadra participam de capacitação abordando a devolutiva ao aluno sobre seu processo de aprendizagem

.
26/04/2024

O feedback no contexto das atividades a distância foi o tema de uma capacitação dos docentes da Unifadra, no dia 13 de abril. A atividade foi realizada pelo Google Meet, das 9h às 11h, com a participação dos professores que atuam como tutores e realizam diariamente o feedback (devolutiva) ao estudante sobre seu processo de aprendizagem.

Segundo as professoras Dra. Vanessa Ribeiro Andreto e Dra. Lívia Raposo Bardy, que ministraram a capacitação, o feedback é uma estratégia importante dentro do contexto do AVA (ambiente virtual de aprendizagem), pois, por meio dele, o estudante consegue compreender seus equívocos conceituais e construir conhecimento de maneira mais sólida. É por meio desta ferramenta que é possível o acompanhamento progressivo por parte do professor tutor da evolução de construção do conhecimento do estudante.

A professora Lívia destaca que o feedback tem etapas a serem seguidas e regras de uso por parte dos professores tutores. “No curso relembramos todos os passos do feedback e desenvolvemos atividades em grupo, em forma de oficina, em que os participantes puderam ler feedbacks fictícios e refletir sobre eles, reelaborando-os com base nas etapas que foram discutidas”.

A professora Vanessa, vice-diretora acadêmica da Unifadra, também ressalta a adesão dos docentes à capacitação: “todos os professores que ministram aulas como tutores participaram da atividade e recebemos também outros professores, que ainda não são tutores”.