Feira de Ciências 2024 do Anglo-CID recebeu alunos de Dracena e região

.
01/07/2024

O Colégio Anglo-CID Dracena, unidade mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), realizou nos dias 24 e 25 de abril, no Ginásio de Esportes “Galenão”, sua 25ª Feira de Ciências e Tecnologia.

O evento teve como proposta o tema “Sociedade e Desenvolvimento Sustentável”, colocando em pauta a necessidade de equilibrar o progresso econômico, tecnológico e social com a preservação ambiental a longo prazo. Os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental organizaram-se em equipes, compartilharam ideias e somaram esforços para a criação de maravilhosos trabalhos!

Foram elaborados vinte e oito projetos, que foram submetidos às bancas de avaliação compostas por três docentes cada, que percorreram os estandes de apresentação nas manhãs do evento, analisando os trabalhos de acordo com os quesitos  preestabelecidos.

O evento recebeu cerca de 1.900 estudantes das escolas estaduais de Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista; das escolas municipais de Dracena, Jaciporã, Jamaica, Junqueirópolis, Monte Castelo, Ouro Verde, Pauliceia e Santa Mercedes; estudantes da Instituição Novo Amanhecer (Dracena), APAE Dracena, ETEC “Profa. Carmelina Barbosa” (Dracena e Santa Mercedes), colégios Maxi Dracena e Anglo Panorama; além de familiares e demais visitantes da comunidade que prestigiaram o evento.

Os temas das apresentações foram Grupos controle e experimental: o caso dos feijões em desenvolvimento; Transformações físicas e químicas da matéria; Principais características da reciclagem de resíduos sólidos; Solubilidade de água; Lentes e a visão humana; A forma e a estrutura da Terra; Deriva continental / Placas tectônicas; Terremotos;  Tsunamis; O termômetro de Celsius; Os componentes do ar atmosférico no nosso dia a dia; Propriedades físicas do ar atmosférico; Poluição do ar atmosférico; Modelo experimental do sistema digestório; Modelo experimental do sistema circulatório; Modelo experimental do sistema auditivo; Modelo experimental do sistema de tato; Modelo experimental do sistema de visão; Energia e reservas energéticas; Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Energias renováveis; Estados e mudanças de estados físicos da matéria; Representação das cores (prisma e disco de Newton); Ondas sonoras; Modelo experimental do sistema solar; Evolução estelar; A física dos foguetes;e Buracos negros.

Segundo a coordenadora pedagógica dos anos finais do ensino fundamental (7º ao 9º Ano) Cristiane Cardozo da Silva, “a cada edição do evento nos sentimos felizes por apreciar a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos nossos estudantes; o compromisso de estarem diante de um grande público e o entusiasmo de realizarem, com êxito, uma efetiva interlocução com os visitantes, reforçando neles o sentimento de autoconfiança, construindo em cada um repertórios de experiências incríveis! Agradecemos a parceria e a presença das famílias e de todos que fizeram dessa edição mais um sucesso! Parabéns aos nossos estudantes! Eles são feras!”