II Caminhada da Unifadra reúne estudantes, professores e comunidade em Dracena

.
15/08/2024

No dia 12 de agosto, a Unifadra Dracena deu largada à 2ª edição da Caminhada em comemoração ao Dia do Estudante, organizada pelo curso de Educação Física da instituição. O evento contou com a participação de acadêmicos de todos os cursos, professores, colaboradores da Fundec e, pela primeira vez, membros da comunidade local, que se uniram para celebrar a data de forma saudável e solidária.

A concentração dos participantes ocorreu na entrada da Unifadra, onde a animação ficou por conta da Bateria Carnificina, da Atlética de Medicina, que garantiu o clima festivo desde o início. Antes da largada, a Profa. Dra. Denise Bueno conduziu um aquecimento, preparando todos para o trajeto de 3km. A caminhada começou às 19h30 e seguiu pelas principais avenidas do centro de Dracena – Av. Presidente Vargas e Av. Presidente Roosevelt – retornando à faculdade por volta das 20h20.

Para assegurar o bem-estar dos participantes durante o percurso, houve distribuição de água em pontos estratégicos. Ao final, todos foram recepcionados com frutas frescas, uma forma saudável de encerrar a atividade.

Mais do que promover a prática de atividade física, a II Caminhada da Unifadra destacou-se pelo espírito de solidariedade. Os participantes trouxeram doações que somaram 217 produtos de higiene e limpeza, além de sete quilos de alimentos, que serão destinados à Casa dos Velhos ‘Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo’, de Dracena, reforçando o compromisso da instituição com a comunidade local.

A coordenadora do curso de Educação Física, Profa. Ma. Izabela dos Santos Ferro, comentou sobre o sucesso do evento: "Nosso intuito esse ano era fazer um evento ainda melhor que o do ano passado e nós atingimos esse objetivo. Abrimos inscrições para a comunidade e a participação superou nossas expectativas. O foco foi estimular a prática de exercício físico, a interação entre os cursos e a comunidade." A atividade recebeu 237 inscrições e, apesar do frio e do vento, cerca de 160 pessoas participaram da caminhada.

A vice-diretora acadêmica da Unifadra, Profa. Dra. Vanessa Andreto, também destacou a importância do evento: "É uma grande alegria poder receber a comunidade e os nossos estudantes para comemorar esta data com atividade física, que é um dos preceitos estipulados pela OMS como qualidade de vida."

A II Caminhada da Unifadra foi mais um exemplo do compromisso da instituição de promover a saúde e o bem-estar, não só entre seus alunos, mas também envolvendo a comunidade de Dracena, e começa a se consolidar como uma atividade anual do calendário acadêmico.

Hoje (15), na Unifadra, a coordenadora Izabela fez a entrega das doações a Luís Antônio, funcionário da Casa dos Velhos de Dracena, que recebeu os produtos com muita alegria: “estas doações vão ajudar muito a nossa entidade, muito obrigado”, comentou ele, sorrindo. Na oportunidade, também foram entregues os produtos recebidos pelo Centro Acadêmico de Medicina Maria Brasília (Cambra).