Pedagogia: oficina demonstra o uso de brinquedos ópticos como instrumentos de aprendizagem

.
26/08/2024

Os alunos do curso de Pedagogia da Unifadra tiveram a oportunidade de participar de uma oficina cheia de criatividade, no dia 29 de julho. Intitulada "Os brinquedos ópticos como instrumentos para uma aprendizagem lúdica", a oficina foi ministrada pela Profa. Ma. Rosi Pando e contou com a colaboração dos alunos do 6º termo atuando como monitores para os demais estudantes.

O encontro relacionou o universo lúdico dos brinquedos ópticos com as possibilidades pedagógicas em contextos educativos diversificados. A oficina destacou como esses recursos podem ser poderosos aliados no processo de aprendizagem, especialmente quando combinados com o cinema de animação.

Segundo a professora, os participantes puderam explorar a capacidade lúdica, criativa e expressiva dos brinquedos ópticos, ao mesmo tempo em que discutiam temas cotidianos sob uma nova perspectiva. A oficina não só ampliou o repertório pedagógico dos futuros educadores, mas também promoveu um espaço de troca e aprendizado colaborativo, onde a criatividade foi o fio condutor.

A coordenadora do curso de Pedagogia Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado ressaltou que, em ações como esta, os estudantes, além de aprenderem conteúdos práticos a serem desenvolvidos no contexto da Educação Básica e de uma forma inclusiva, tiveram habilidades trabalhadas, tais como trabalho em equipe e criatividade.