Unifadra celebra o Dia do Psicólogo com reflexões sobre inclusão e atuações no campo da Psicologia

.
02/09/2024

No dia 27 de agosto, foi realizada no Auditório Prof. Geraldo Mariano Alves uma celebração especial em homenagem ao Dia do Psicólogo, organizada pelo curso de Psicologia da Unifadra. O evento, intitulado Cine Psicologia, reuniu estudantes e professores para uma discussão sobre inclusão por diversos enfoques.

A abertura do evento foi conduzida pela Profa. Ma. Laízi da Silva Santos, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, que destacou a importância da Psicologia como ciência e profissão. Em sua fala, ela enfatizou o compromisso do curso com a sólida formação de futuros psicólogos e reforçou a missão dos profissionais na promoção da saúde mental em diversos contextos sociais, como escolas, empresas, hospitais e ONGs. A Profa. Laízi ressaltou ainda as campanhas lançadas este ano pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que convidam à reflexão sobre a importância da profissão na promoção de direitos humanos e inclusão.

Foram exibidos dois episódios da série 'Atypical', uma produção que aborda os desafios enfrentados por Sam, um jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A exibição da série proporcionou aos presentes a reflexão sobre inclusão e desenvolvimento humano, além de promover uma discussão sobre os desafios enfrentados tanto por indivíduos diagnosticados com TEA quanto por suas famílias.

Em seguida, professores do curso de Psicologia da Unifadra conduziram um debate aprofundado sobre os episódios, analisando-os sob diferentes abordagens psicológicas e campos do conhecimento, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos mais uma oportunidade de relacionar as teorias estudadas em sala de aula com situações práticas do cotidiano.

O evento foi encerrado com mensagens de incentivo dos professores. "Que este evento nos inspire a continuar nossa jornada na Psicologia com sensibilidade, compromisso ético e uma dedicação constante ao bem-estar humano", concluiu a coordenadora.

O diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, declarou que "eventos como o Cine Psicologia reafirmam o compromisso da Unifadra com uma educação inclusiva e transformadora, proporcionando aos alunos experiências que vão além da teoria, preparando-os para os desafios da profissão e para que façam a diferença na sociedade".