Foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro a quinta edição do Congresso Acadêmico de Medicina de Dracena (CAMED), cujo tema central foi "Urgência e Emergência: estreitando laços entre acadêmicos e temas relevantes".
O evento, promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina de Dracena “Maria Brasília Leme Lopes” (CAMBRA) em parceria com a Unifadra, tem como objetivo fomentar a troca de conhecimentos entre estudantes, professores e palestrantes com reconhecimento regional e nacional, além de incentivar entre os participantes a iniciação científica e a pesquisa.
Composto pela exibição de pôsteres acadêmicos, por apresentações orais de trabalhos científicos e por palestras de especialistas, o V CAMED contou com 230 inscrições de estudantes da Unifadra, de instituições da região e da comunidade médica.
O ciclo de palestras foi iniciado na quarta-feira (11) pelo médico Eric Rulli, especialista em cirurgia geral e oncológica, que também compartilhou sua experiência como criador de método de ensino. O Dr. Tiago Koyanagui, cardiologista e hemodinamicista, fechou a programação do primeiro dia com uma palestra sobre Síndrome Coronariana Aguda.
Os acadêmicos prestaram homenagens ao Prof. Dr. José Burgos Ponce e à presidente docente do evento, Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes, por sua dedicação ao ensino. Também foram homenageados os médicos Francisco Floro Sinatura e Antônio Américo Alves com a menção honrosa “Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu”, destinada ao reconhecimento de importantes profissionais da Medicina.
Entre as palestras, o público foi agraciado com sorteios e desfrutou de coffee break, propício para interações e trocas entre os participantes.
Ainda na quarta-feira, foi aberta a exposição de 18 pôsteres de trabalhos científicos selecionados pelos professores corretores via plataforma especializada.
Na segunda noite do congresso (12), o médico intensivista Roberto Kapobel ministrou a palestra “Estratégias para salvar vidas no primeiro plantão” e a nefrologista Taís Romano trouxe palestra em forma de discussão de emergências nefrológicas.
No terceiro e último dia do CAMED 2024, o foco foram as apresentações orais dos cinco melhores trabalhos científicos de acordo com os avaliadores.
O diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, destaca a importância do V CAMED como um espaço essencial para o intercâmbio de conhecimentos entre acadêmicos e profissionais da saúde. “Este evento, organizado com muito empenho e dedicação por nossos alunos, é uma ferramenta essencial para a busca da excelência acadêmica e do desenvolvimento de futuros profissionais que, em breve, estarão contribuindo de forma significativa para o cuidado à saúde e para o avanço da Medicina”, declarou.