No dia 30 de agosto de 2024, os cursos de Psicologia, Medicina e Enfermagem da Unifadra de Dracena promoveram para seus acadêmicos e docentes uma palestra com o Prof. Dr. Roosevelt Cassorla, psiquiatra e psicanalista reconhecido por diversos prêmios, incluindo o IPA’s Sigourney Award for Outstanding Achievement in Psychoanalysis (2017) pelo conjunto de suas contribuições à psicanálise.
A Unifadra lamenta informar que esta foi uma das últimas palestras proferidas pelo professor, que faleceu na última semana.
"Foi uma oportunidade única de ouvir o Dr. Roosevelt Cassorla. Um grande gênio, pessoa humilde e muito acessível, muito disposto a compartilhar seu vasto conhecimento. Fomos um dos últimos lugares que o recebeu, o que torna essa palestra ainda mais especial para nós", ressaltou a coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, Profa. Ma. Laízi da Silva Santos.
Cassorla havia abordado o tema "Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais", destacando a importância de compreender as dimensões psicológicas e culturais que envolvem o comportamento suicida. A fala deu oportunidade para reflexões profundas que enriqueceram a visão dos participantes sobre o papel dos profissionais de saúde mental na sociedade.
Além da palestra, o evento contou com uma apresentação cultural de alunas do curso de Psicologia, que tocaram e cantaram duas músicas relacionadas à valorização da vida. A performance reforçou a mensagem central do Setembro Amarelo: a importância de cuidar da saúde mental e estar atento ao sofrimento do outro.
O diretor acadêmico da Unifadra, Enio Garbelini, ressaltou a relevância do evento na formação dos futuros profissionais de saúde. "Trazer para o debate temas tão delicados e essenciais como o suicídio é fundamental para preparar nossos alunos para atuar com sensibilidade e competência em suas áreas. Tivemos o privilégio de aproveitar um pouco do conhecimento do Dr. Cassorla e lamentamos a perda deste grande profissional”, declarou Garbelini.