Os estudantes do 8º termo de Psicologia da Unifadra realizaram uma oficina de atividades de orientação vocacional e profissional com os alunos do 2º ano do ensino médio do Anglo-CID, contribuindo no processo de identificação de interesses profissionais e no controle da ansiedade em períodos de provas e vestibulares.
A atividade foi realizada no dia 3 de outubro, orientada pela Profa. Ma. Paloma Emanoela Fava Felix, e os futuros psicólogos preparam atividades de acolhimento e de formação de vínculo e realizaram algumas técnicas reflexivas direcionadas à escolha profissional, possibilitando aos alunos do Anglo-CID o reconhecimento de seus interesses e de suas habilidades pessoais. Na ocasião, também ensinaram técnicas de respiração para o controle da ansiedade.
“O objetivo não é que o aluno saia desse momento com uma profissão já decidida, mas sim que tenha conseguido direcionar melhor qual é o seu foco de interesse, compreendendo que em todas as profissões podem existir pontos que se aproximam e se afastam desses interesses. E que isso faz parte do nosso processo de escolha”, explica a professora Paloma.
Os jovens também puderam aprender algumas técnicas que ajudam a controlar a ansiedade tanto em momentos de vestibular e de avaliações, quanto em momentos de maior tensão ou em que precisamos conversar com alguém. “Ensinamos uma técnica de respiração diafragmática para que eles mesmos saibam aplicar em momentos que sintam ansiedade”, esclareceu a professora.
A ação integrou o Estágio Supervisionado em Orientação Vocacional e Profissional e foi uma oportunidade prática de atuação para os estudantes do curso de Psicologia da Unifadra.
A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava ressaltou que o colégio sempre busca oferecer ferramentas para apoiar seus alunos na escolha de uma carreira, para que possam refletir sobre as várias possibilidades no mercado de trabalho. “Esperamos que eles possam sentir-se mais confiantes e preparados para lidar com os desafios futuros”, acrescentou.