No dia 10 de janeiro, a Fundec realizou o lançamento de seu Plano de Governança Corporativa reunindo os colaboradores para um café da tarde, na Área de Convivência da fundação. O momento foi a segunda etapa da evolução do projeto, iniciado em 2024, e buscou apresentar aos colaboradores o manual de governança, que está disponível para consulta e aplicação no sistema Gerencial, que pode ser acessado pelo Portal do Colaborador.
Todos os colaboradores participaram da primeira etapa do projeto, que foi o mapeamento dos processos internos, quando foram elaborados os guias técnicos, detalhando responsabilidades e tarefas de cada setor - material que serviu de base para o Plano de Governança. Estes guias permanecem disponíveis no drive para os colaboradores de seus respectivos setores a fim de que sejam atualizados sempre que necessário.
No lançamento, Edson Kai, diretor executivo da Fundec, destacou que a governança corporativa não é apenas um sistema de organização, mas um sistema de práticas, princípios e mecanismos, que fornece informações para as tomadas de decisão dos gestores e no relacionamento de gestão com a sociedade, além de orientar todos os processos para um padrão de qualidade de excelência. “Há muito tempo criamos e desenvolvemos na Fundec a ferramenta Gerencial, onde os colaboradores fazem solicitações direcionando o pedido a todos que estarão envolvidos na realização da tarefa - e esse pedido chega até mim. Nesse sistema, todos acompanham o que está acontecendo e sabem quais ações tomar. Além disso, podemos avaliar em termos financeiros o que podemos autorizar. Este é um exemplo de que há muito tempo praticamos a governança corporativa. Agora colocamos tudo no papel, facilitando a inclusão de novos colaboradores nas atividades da fundação e garantindo o padrão e a continuidade das ações”.
O presidente do Conselho de Curadores, Luciano Gerlin, ressaltou que “a Fundec está crescendo e se desenvolvendo e outras instituições também podem seguir este exemplo. Pensar em um projeto como esse é ver a longo prazo. Vamos deixar o cargo, mas a fundação segue em bom caminho, como patrimônio da comunidade, porque estamos cada vez mais valorizando pessoas e tudo funciona porque cada um sabe seu papel. Este é um momento muito importante que a Fundec está vivendo e ter a oportunidade de participar deste lançamento é um privilégio”.
Rita de Cassia Valero Brandino, colaboradora que exerce a função de Controle Interno na Fundec, conduziu a elaboração dos guias técnicos e consolidou as informações no manual de governança. Durante o lançamento, fez as explanações e falou sobre a importância do documento. “O manual tem a função de direcionar, monitorar e controlar a rotina da instituição, visando uma gestão transparente e eficiente para que a Fundec cresça com responsabilidade, gerando impactos positivos, transformando vidas e consolidando um futuro melhor”. Além disso, destacou a necessidade de mantê-lo sempre atualizado e pontuou: “quando compramos um produto, guardamos o manual e pensamos: se algo der errado, vou pegar o manual. Mas, é o oposto com um manual de Governança Corporativa: você usa para garantir que tudo dê certo desde o começo”.
Segundo o secretário assistente da Fundec, Fernando Nunes, após cumprir as etapas de elaboração e apresentação, o Plano de Governança Corporativa segue para sua fase final, que é o momento de discussão. “É fundamental que cada um de nós compreenda seu papel na governança e compartilhe ideias, sugestões e feedbacks. O fortalecimento de nossa cultura de comunicação e colaboração é essencial para garantir que todos estejam alinhados com os valores e objetivos da Fundec e de suas unidades mantidas. Ao longo de 2025, haverá atividades de integração entre os diretores e suas equipes para mais explicações e alinhamentos sobre o uso do manual”.