Com o objetivo de aprimorar práticas pedagógicas e tornar o ensino mais dinâmico e significativo, os professores do Anglo-CID participaram de uma formação sobre Metodologias Ativas, no dia 29 de janeiro, durante o planejamento pedagógico de 2025. O encontro abordou estratégias para incentivar a autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e refletiu sobre a importância dos docentes como mediadores do conhecimento.
A formação foi ministrada pela equipe de professores que atua no Projeto Fera em Ação e, desde 2022, já utiliza metodologias ativas de ensino:
Amanda Matreiro, Bianca Damião, Cristhiane Flora, Jaqueline de Britos, Jeisson Ferrari, Marcela Alexandra, Nathalia Franscine, Pedro Paulo Gomes, Ricardo Fortes e Tiago Breve.
A equipe discutiu com os demais professores o conceito de metodologias ativas e suas principais abordagens e destacou a importância de colocar o aluno no centro do processo educativo, promovendo o protagonismo, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma criativa.
Durante as atividades práticas, os participantes também experimentaram estratégias aplicáveis em sala de aula, promovendo reflexão e troca de experiências. A iniciativa foi avaliada positivamente, destacando o impacto das discussões e exercícios na construção de novas perspectivas pedagógicas.
Segundo a diretora Eulália Pires Fava, a primeira iniciativa com metodologias ativas no colégio foi o Projeto Fera em Ação, que começou com as turmas do Ensino Fundamental II, em 2022, e está sendo estendido para todas as turmas do Anglo-CID. O compromisso agora é continuar promovendo momentos de reflexão e aprimoramento, integrando essas metodologias de forma contínua. “Essa formação é apenas o início de um processo de transformação que estamos desenvolvendo para tornar o aprendizado mais dinâmico, participativo e alinhado às competências essenciais para o mundo contemporâneo”, complementou.
A diretora agradeceu à equipe do Fera em Ação e parabenizou o engajamento dos participantes durante a formação.