Será realizado na manhã de 21 de maio de 2025, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” (entrada pela Av. Alcides Chacon Couto, 395 – Dracena/SP), o Fórum de Melhoria do Ideb Utilizando Ferramentas Tecnológicas. O evento gratuito tem como objetivo debater estratégias inovadoras para o aprimoramento dos indicadores de qualidade da educação, com destaque para o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial no planejamento e execução de políticas públicas educacionais.
Voltado a gestores escolares, professores, estudantes e profissionais da área de educação, o Fórum contará com palestras de especialistas renomados que trarão reflexões práticas sobre o uso de ferramentas digitais para elevar o desempenho das redes de ensino.
A abertura será às 8h30, após o credenciamento dos participantes. Na sequência, às 9h, o professor e diretor da Caltech Informática, Celso Tatizana, abordará o tema “Melhoria do Ideb e Indicadores de Qualidade X Aplicação de Tecnologia Educacional”. Tatizana apresentará uma metodologia inovadora baseada em simulados digitais com inteligência artificial, demonstrando como plataformas tecnológicas podem transformar os diagnósticos pedagógicos. O exemplo da cidade de Coruripe-AL, que obteve resultados recordes na Prova Saeb após sua consultoria, será um dos destaques da palestra.
Às 10h, a consultora educacional e especialista em políticas públicas Palmira Tolotti, representante da Google Reeducation no Brasil, falará sobre o “Cenário Educacional 2025: Captação de Recursos Federais”. A palestrante irá compartilhar orientações sobre como acessar recursos do VAAR – FUNDEB, elaborar projetos e utilizar indicadores de qualidade como critério de financiamento, além de explicar como a performance educacional impacta na distribuição de recursos como o ICMS educacional.
Encerrando a programação de palestras, às 10h50, a doutora em Educação e responsável pela área de Educação Mediada por Tecnologia na Unifadra, Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado, apresentará os resultados da experiência da Fundec com avaliações diagnósticas digitais desde 2024, aplicadas na Unifadra e nos Colégios Anglo-CID e Maxi. Lívia destacará o uso de inteligência artificial generativa para correções automatizadas de questões discursivas e produção de exercícios personalizados.
O evento será finalizado com um espaço de discussão entre os palestrantes, às 11h10, promovendo a troca de ideias e experiências entre os participantes.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, por meio do link: https://linktr.ee/fundec