Estudantes da Unifadra realizam a V Jornada das Ligas

.
08/05/2025


O Centro Acadêmico Maria Brasília Leme Lopes (Cambra) realizou, entre os dias 9 e 11 de abril, a V Jornada das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifadra Dracena. O evento reuniu os membros de 26 ligas do curso, que participaram de uma programação intensa de palestras, workshops práticos e teóricos, além de uma batalha entre as turmas, com perguntas de residência médica nas áreas de Medicina Preventiva, Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia.

A programação contou com a palestra do Prof. Me. Manoel Carlos Melillo Felzener, que abordou o tema “Violência sexual e atendimento médico”. O ginecologista destacou a importância de uma postura ética e empática do profissional de saúde diante de vítimas, reforçando a necessidade de um atendimento humanizado, sem descuidar dos protocolos clínicos e legais, como avaliação imediata, coleta de evidências, profilaxias e encaminhamentos multidisciplinares.

Os estudantes também participaram de workshops com foco em habilidades práticas e conhecimentos essenciais. Foram oferecidas oficinas de sutura (com o Prof. Esp. João Paulo Rodrigues Toniolo), intubação orotraqueal – IOT (com o Prof. Me. Danilo Zanutto de Oliveira Medeiros), radiografia de tórax básica (com a Profa. Dra. Raissa de Oliveira Mantovani), exames laboratoriais (com a Profa. Dra. Ana Claudia Morandi Alessio) e prevenção do câncer de mama e Papanicolau (com a Profa. Esp. Tassiane Keller Stivari).

Outro destaque foi a roda de conversa, que contou com duas palestras introdutórias. A primeira, ministrada pela profissional de educação física Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, que falou sobre o que é Crossfit, como funciona, quem pode praticar e quem pode oferecer este tipo de atividade, além de esclarecer mitos associados à prática. Denise ainda destacou que o Crossfit é um treinamento funcional que pode ser adaptado para qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. Na sequência, o Prof. Me. Jan Sprey, ortopedista e traumatologista com especialização em Medicina Esportiva, abordou as lesões relacionadas à modalidade - destacando que o Crossfit apresenta baixo índice de lesões por ser baseado em movimentos funcionais do corpo, como correr, agachar, empurrar, puxar, saltar e levantar peso.

A roda de conversa foi mediada pelo Prof. Me. Marcelo Valentim Mansano e possibilitou a interação com o público. Um dos principais pontos abordados pelos especialistas foi a importância dos futuros médicos entenderem que a recuperação de lesões não deve ocorrer com repouso absoluto, mas com retorno gradual e assistido às atividades físicas.

A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu, ressalta a relevância da Jornada das Ligas tanto para os estudantes quanto para a instituição. “A realização do evento permite que os membros do CAMBRA promovam palestras e debates que fortalecem as atividades das ligas acadêmicas. À Unifadra, cabe o papel de apoiadora, facilitadora e parceira, por meio da participação dos docentes como orientadores, contribuindo para que as iniciativas dos estudantes se desenvolvam com excelência, responsabilidade e compromisso com a formação acadêmica”.

O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza o evento, frisando que “essas experiências complementam os saberes e habilidades já desenvolvidos junto às unidades curriculares por meio de estratégias ativas. Nesse sentido, os prepara para os desafios da vida profissional, além de desenvolver habilidades como liderança, organização e responsabilidade”.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA