A Unifadra Dracena, instituição de ensino superior mantida pela Fundec, celebra as mais recentes conquistas acadêmicas de quatro de seus docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem. A obtenção de títulos de mestre e doutor por parte dos professores evidencia o compromisso contínuo com a pesquisa e a atualização, fortalecendo ainda mais o corpo docente de excelência da instituição.
Rodrigo Fedatto Beraldo, médico e preceptor no curso de Medicina da Unifadra, concluiu seu doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. Sua tese, intitulada “Avaliação da doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD) nos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)”, investigou a presença de esteatose hepática (gordura no fígado) em portadores de doença de Crohn e retocolite ulcerativa.
A pesquisa do professor é de grande relevância para a saúde pública, pois os padrões identificados podem auxiliar no diagnóstico precoce e mais preciso, contribuindo para um melhor acompanhamento clínico e orientando novas diretrizes de prevenção e tratamento.
Docente no curso de Enfermagem da Unifadra, Angela Conceição Rodrigues Vilella concluiu o mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua dissertação teve como título "Programa de Controle de Infecção Hospitalar: avaliação dos indicadores de estrutura e processo". Graduada como enfermeira e com especializações em Educação, Saúde Pública e Enfermagem de Urgência e Emergência, Angela reforça sua expertise em uma área fundamental para a segurança do paciente em instituições de saúde.
O corpo docente de Medicina também foi fortalecido com o mestrado de duas preceptoras. A médica Ismaylim Banar Quaglio obteve o título de Mestra em Administração (Master of Science in Healthcare Management) pela MUST University, com diploma conferido pela Universidade da Amazônia (UNAMA), e sua dissertação abordou o tema "Importância da implementação do programa de compliance na saúde". A mais nova certificação da preceptora vem se somar às especializações em Endocrinologia e Metabologia e em Medicina da Família e Comunidade, em curso pela Unifesp.
A médica Dayane Araujo Luzia, por sua vez, concluiu o mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Com especializações anteriores em Clínica Médica e em Pneumologia, a preceptora defendeu a pesquisa intitulada "Correlações entre autoeficácia, uso de dispositivos inalatórios e estágios de gravidade na doença pulmonar obstrutiva crônica", que aprofunda o conhecimento sobre o manejo de uma condição de alta prevalência.
A direção e a coordenação acadêmica da Unifadra parabenizam os professores pelas novas titulações. O diretor acadêmico da Unifadra Dracena, Prof. Dr. Enio Garbelini, ressalta: “Essas conquistas são muito importantes para a instituição, que conta cada vez mais com docentes titulados e qualificados. A dedicação dos docentes à pesquisa contribui significativamente com o desenvolvimento da instituição e com a formação dos discentes, bem como com seu enriquecimento profissional”.