Colégio Maxi de Dracena conquista 1º lugar em Hackathon de Agrotecnologia

.
22/09/2025


A equipe TechField, do Colégio Maxi Dracena, venceu o Hackathon AgroTech 2025, realizado entre 29 e 31 de agosto deste ano. Promovida anualmente pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz (SP), Multiplic, a maratona de inovação e de desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas reais teve foco nos desafios do agronegócio da Nova Alta Paulista e teve cerca de 90 competidores distribuídos em 11 equipes multidisciplinares.

Fizeram parte da equipe dracenense os professores Esp. Juliano Brioschi e Me. Alexandre de Queiroz e os estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Programação de Jogos Digitais do Colégio Maxi de Dracena. Em colaboração, desenvolveram o Smart Milk, um sistema focado na produção leiteira.

A escolha do tema ocorreu após palestras e mentorias com especialistas, conversas com produtores e representantes de laticínios, que compartilharam as “dores do mercado” ligadas à qualidade e à eficiência na cadeia do leite. A partir daí, a equipe estruturou um ciclo intenso de trabalho, com mais de 48 horas de imersão, dedicadas à programação, prototipagem, design e preparação do pré-pitch e pitch final.

Os mentores contaram que a união da equipe, a persistência no tema e o desenvolvimento da apresentação foram decisivos. “Em apenas três minutos, os alunos precisaram demonstrar a viabilidade técnica e o impacto do Smart Milk. Depois dos apontamentos no pré-pitch, o grupo reconfigurou o discurso e, mesmo diante de imprevistos, como a troca do apresentador, faltando apenas 40 minutos para as apresentações finais, conseguiram entregar uma defesa consistente do projeto”, destacou o Prof. Me. Alexandre de Queiroz, que é também coordenador no Maxi Dracena.

O resultado confirmou o desempenho dos nossos alunos: vitória com diferença de 13 pontos para o segundo colocado, margem considerada rara em hackathons, geralmente marcados por disputas apertadas. 

Para a diretora do Colégio Maxi Dracena, Profa. Cátia Cilene Afonso, foi uma experiência única, que mostrou aos alunos o que é realmente trabalhar em equipe e enfrentar desafios do mercado. “Só foi possível aos alunos superarem equipes de toda a região, formada até por universitários e profissionais da área, por conta do preparo que recebem aqui no Colégio Maxi Dracena, ao longo do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Programação de Jogos Digitais”, destacou.

A equipe campeã foi formada pelos professores Alexandre de Queiroz e Juliano Brioschi e pelos alunos Felipe de Oliveira Moreira, Giovana Angélica Gatto, Guilherme Jones Sobu, Heitor Takashi Matsunaga, João Pedro Vieira Santos, Luiz Antonio Paulino Faustino Vidal, Raphael Fernando Graff Raimundo e Raquel de Lucena Bocchi.
 


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA