Banco do Brasil e faculdade Unifadra Dracena divulgam FIES

Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 368 mil contratos do Fies foram fechados em 2012, um aumento de 140% comparado a 2011.
08/02/2013

Nesta última semana, colaboradores de diversos setores da Fundec passaram por treinamento com responsáveis pelo Financiamento Estudantil (FIES) da agência do Banco do Brasil em Dracena. A faculdade Unifadra, mantida pela Fundec, oferece o FIES há alguns anos e vários acadêmicos utilizam o programa para sua qualificação. Segundo Luiz Carlos da Silva Filho, gerente da agência do Banco do Brasil em Dracena, o Fundo Estudantil de Financiamento é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), destinado a financiar a graduação na educação superior para estudantes matriculados em instituições não gratuitas. As vantagens são muitas, a começar pelos juros que são praticados, cerca de 3,4% ao ano, além da possibilidade de se solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Outro fator é a forma de pagamento: de acordo com Luiz Carlos, o aluno tem carência de 18 meses para começar a pagar após o término do curso e o valor é dividido por três vezes o tempo do financiamento, acrescido de 12 meses. "Um curso de 4 anos seria pago em 18 anos e 6 meses, ou seja, 4 anos, tempo de duração do curso, 18 meses, período de carência, 12 anos, três vezes o período do curso, mais 12 meses", comentou. Ele pode ser feito por estudantes com renda familiar mensal de até 20 salários mínimos. Em 2011, outro benefício aprovado pelo MEC foi a extinção do fiador para obter o crédito para os cursos de licenciatura. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), mais de 368 mil contratos do Fies foram fechados em 2012, um aumento de 140% comparado a 2011. As colaboradoras da secretaria da Fundec estão treinadas e poderão informar os acadêmicos sobre o Fies, inclusive fazendo simulação dos valores financiado, disse Cláudia Binotto, diretora de secretaria da instituição. Informação: Rua, Bahia, 332 bairro Metropole Dracena, fones: 3821-9004 e 3821-9008.