Em 10 anos, Fundec concedeu cerca de R$ 23 milhões em bolsas de estudo

Vereadores receberam alunos, colaboradores e direção da Fundec
06/03/2013

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, apresentou na Câmara Municipal de Dracena os resultados dos últimos 10 anos de ações sociais, programas educacionais, patrimônio, bolsas de estudo das unidades escolares Anglo, Unifadra, CEP/UME e parceria com a Unopar. Em 10 anos, a Fundec concedeu cerca de R$ 23 milhões em bolsas de estudo que beneficiam alunos de Dracena e região. A instituição tem superávit desde 2005 e seu patrimônio cresceu 1.200% com investimentos em novos laboratórios, auditórios, equipamentos de última geração, novas salas de aula, ampliação da biblioteca e aquisição de veículo e moto. "Estamos crescendo e investindo cada dia mais para receber novos alunos de Dracena, região e até de outros Estados", comentou o diretor. A Fundec também cuida do social e seus programas são referência em todo o Estado de São Paulo. De acordo com Edson Kai, o investimento na área social é motivo de orgulho e poucas instituições no país fazem um trabalho de responsabilidade como a Fundação desenvolve há 10 anos. O programa Viva a Vida, que atende gratuitamente diabéticos e hipertensos de Dracena, recebeu em 6 anos investimento de cerca de R$ 800 mil; a Universidade da Terceira Idade (Unati), que atende gratuitamente idosos, teve valor de custo para a instituição de R$ 500 mil. Já a Clínica Psicológica da Unifadra atendeu mais de 9 mil pessoas gratuitamente desde 2009, e teve custo de mais de R$ 1 milhão para a Fundação. O projeto em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) teve investimento de R$ 63 mil. Em 2009, os cursos de Educação Física e Psicologia da Unifadra/Fundec desenvolveram o programa Atividade Física Asilar, que atendeu idosos da Casa dos Velhos com investimento de mais de R$ 52 mil. O programa ?Juntos no Bairro? atendeu a comunidade de Dracena e região com serviços gratuitos a mais de 6 mil pessoas. A Fundec e suas unidades escolares também se destacam na área acadêmica e de pesquisa. Nos anos de 2009 e 2011, conquistou o 1º lugar no maior Congresso Científico do país, o Conic. A Unifadra se destaca também no Enade com resultados positivos. O curso de Educação Física tem conceito 4, numa escala de 1 a 5, sendo considerado um dos melhores do país. Já o Colégio Anglo-CID tem obtido a melhor média de avaliação entre as escolas particulares e pública do município no ENEM nos últimos 7 anos. Kai ainda comentou sobre o Grupo Abril Educação, que prestou homenagem recente ao Anglo-CID Dracena como uma das principais parceiras no Estado de São Paulo pelo trabalho de gestão, conquista de alunos, investimento em educação tecnológica e resultados no Enem e vestibulares. A Fundec e suas unidades escolares são parceiras da Prefeitura de Dracena, Universidade Norte do Paraná (Unopar) para cursos a distância, Sebrae, Unesp, CCAA, Fundação Florestal, Caltech Informática. Outro parceiro da Fundec é o jogador Edu Dracena, que mantém a Proeduc, ajudando alunos carentes de Dracena e região a estudar. Os voluntários da associação são colaboradores da Fundação e pessoas da comunidade. Nos últimos anos, as escolas CEP/UME foram as únicas na região a oferecer os programas Diversificação Curricular do Ensino Médio e Retec para alunos das escolas estaduais de Dracena, numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A instituição é auditada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tem como curador oficial o Ministério Público e seus colaboradores são concursados, sendo uma das empresas que mais emprega no interior do Estado de São Paulo. O orçamento da instituição passa de R$ 9 milhões de reais. A apresentação contou com as presenças de alunos, colaboradores, integrantes do Conselho de Curadores, além dos vereadores e da comunidade.