ECAP UNIFADRA: Alcides Scaglia trará o tema Pedagogia do Jogo


26/10/2020


O convidado livre-docente de Educação Física Alcides José Scaglia participará do ECAP 2020 (Encontro Científico da Alta Paulista) no dia 11 de novembro. O evento, realizado anualmente pela Unifadra, este ano será na modalidade on-line.
Alcides Scaglia abordará o tema “Pedagogia do Jogo”, fazendo uma abordagem de ensino do esporte, tanto para a subárea da Educação Física Escolar quanto para a Pedagogia do Esporte. A Pedagogia do Jogo se pauta em três bases fundamentais: o ambiente de jogo, o ambiente de aprendizagem e a pedagogia da rua. No imbricar desses ambientes, é possível pensarmos em possibilidades de ensino evidentes nos jogos em meio às potencialidades de aprendizagem latentes nos/dos jogadores.
“Nos tempos atuais, é fundamental para qualquer acadêmico da Educação Física questionar e superar o método tradicional de ensino tradicional do esporte. Mas, para tanto, é necessário descobrir e compreender a mudança de paradigma que a Pedagogia do Esporte está propondo, e, em meio a essas mudanças, entender as outras possibilidades, de modo a não ficar no nível apenas da crítica, mas sim da ação urgente e necessária. Desse modo, a Pedagogia do Jogo, enquanto um modelo/abordagem de ensino, em meio a outros que pertencem às game-based approaches (abordagens baseadas no jogo), ela procura defender a ideia de que é preciso ensinar a jogar esportes, jogando”, explicou o professor convidado.

Alcides Scaglia é livre-docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo, doutor em Pedagogia do Movimento, mestre em Pedagogia do Esporte, licenciado em Educação Física, com todas essas formações pela UNICAMP. É também docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, corresponsável pelo Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte, líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT, docente da pós-graduação da UNICAMP. Scaglia também coordena um canal no YouTube (além do Instagram, Twitter, e Facebook) chamado LEPE-UNICAMP, e lá divulga muitas informações, principalmente relativas às pesquisas que são desenvolvidas no LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte).

O evento será gratuito. Para participar, inscreva-se pelo site: https://fundec.edu.br/unifadra/ecap . Para mais informações: (18) 3821-9004 ou ecapunifadra@fundec.edu.br .


 


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA