Unifadra realiza o 12º Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP)

Na próxima semana, acadêmicos e profissionais se reúnem para compartilhar o resultado de suas pesquisas
05/11/2021

De 8 a 12 de novembro, a Unifadra realiza a 12ª edição do Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP). Neste ano, o evento abre espaço para discussões sobre direitos humanos, igualdade social, inclusão, saúde, humanização, tecnologia, educação e ciência.

Mantendo o formato da edição 2020, o ECAP terá novamente apresentações on-line visando à interação dos autores com os docentes, alunos participantes do evento e toda a comunidade externa.

Com cerca de 550 pessoas inscritas, este encontro científico é desenvolvido por uma comissão organizadora, pelos departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão e cursos de graduação da Unifadra.

As palestras estão concentradas às 19h30, mas algumas atividades terão horário diferenciado. Já as apresentações dos trabalhos científicos estão concentradas nos dias 10, 11 e 12 de novembro. A programação completa e os links de cada sala estão no gradeamento disponível no site do evento: https://fundec.edu.br/unifadra/ecap

Temas abordados no evento:

• Gestão do Esporte na Escola (Dr. Eduard Bendrath)
  • A solidão de idosos na era das conexões e redes sociais (Dra. Luciana Kusumota)
  • O texto literário na escola: ler ou contar histórias para as crianças? (Ma. Ana Paula Carneiro)
  • Entre prosas e poesias: a psicanálise cotidiana (Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira)
  • Avaliação Psicológica e suas diretrizes (Dra. Patrícia de Souza Almeida)
  • Tríplice dos Dados: a relação entre a Engenharia de Dados, Ciência de Dados e Analytics (Me. Gustavo Marttos Cáceres Pereira)
  • Desafios na Cirurgia Oncológica (Dr. André Genaro)
  • A contribuição da Educação Física nos diversos campos de atuação profissional (Esp. João Roberto Vicentini)
  • O panorama das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil (Dra. Tatiana Carvalho Reis Martins)
  • Conto Amor, de Clarice Lispector: uma análise "psicoliterária" nas ligações familiares e nas tensões entre individual e coletivo (Ma. Lizandra Nascimento Martins e Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa)
  • Educação em Valores na Escola (Ma. Daniele Pavan Martins e Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni)
  • Inovação Tecnológica e o Desenvolvimento Socioeconômico: o papel do Analista de Sistemas e as oportunidades de empreendedorismo (Esp. Fernando Magno)
  • Câncer de pele: prevenção, diagnóstico e tratamento (Dr. Marco Antônio de Oliveira)
  • Transferência do Conhecimento em Saúde: o uso de intervenções baseadas em evidências para melhoria do cuidado (Ma. Laíse Escalianti Del Alamo Guarda)
  • Inovação e Tecnologia: refletindo sobre as práticas pedagógicas (Esp. Carlos Willian Zanelato Souza e Esp. Laízi da Silva Santos)
  • A clínica on-line como possibilidade: travessias fenomenológico-existenciais (Dra. Leandra Rossi)
  • ENCERRAMENTO (Coral Unifadra)

O ECAP busca promover a atividade científica, permitindo a interação de experiências entre os participantes; divulgar a pesquisa científica realizada pelos alunos e docentes de Instituições de Ensino Superior; estimular o interesse pela iniciação científica entre os alunos e incentivar a pesquisa científica entre alunos e docentes da instituição promotora.

12º Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP)
Quando: de 8 a 12 de novembro de 2021, às 19h30
Informações: https://fundec.edu.br/unifadra/ecap