Cursos da Unifadra Dracena formam profissionais nas áreas que mais crescem no Brasil após o início da pandemia

Sites especializados em vagas de emprego indicam profissões em alta no Brasil e cursos da Unifadra Dracena formam profissionais nas áreas que mais se destacam
24/01/2022


É inegável que a pandemia transformou o mundo e o modo de viver, trabalhar e estudar. Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade e, assim, algumas profissões foram alavancadas no mercado de trabalho.

A Unifadra Dracena oferece formação de qualidade nas principais áreas cuja demanda por profissionais vem crescendo no Brasil após o início da pandemia, segundo análises: Enfermagem, Medicina, Psicologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Em julho de 2021, o site Liste Vagas analisou profissões "que não tiveram redução no número de contratação mesmo em uma época adversa e incomum, que acontece desde o fim de 2019" e indicou "profissões que se mantiveram em alta, sem queda, ou se tornaram mais importantes" relacionando "as 10 que mais crescem no Brasil".

Em primeiro lugar aparece a Enfermagem, seguida por Medicina e Psicologia. Desde 2019, os profissionais de saúde atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e a demanda por enfermeiros e médicos continua crescente, tanto para o atendimento direto de pacientes em hospitais e laboratórios, quanto para a gestão de equipes e a gestão hospitalar.

Já no campo da Psicologia há desafios relacionados à saúde mental dos profissionais da linha de frente do Covid 19, que vem apresentando sintomas de esgotamento, sentimentos negativos relacionados a seu trabalho, medo de se infectar/reinfectar, etc. Mas também, no atendimento à população geral e suas minorias (população em situação de rua, povos indígenas, encarcerados, etc.) que enfrentam inseguranças, ansiedade, luto e outros sofrimentos psicológicos e sociais. Alguns campos de atuação que vêm ganhando destaque são a Psicologia em Emergências e Desastres, a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Ambiental, por exemplo, além do crescimento do atendimento psicológico on-line (teleatendimento).

A lista de profissões apontadas pelo site fecha com os profissionais de tecnologia: Desenvolvedor de Sistemas e Engenheiro de Computação. Além de atender às demandas do mercado relacionadas ao trabalho remoto (home office) e à criação de aplicativos para o comércio (sites de venda e delivery) que cresceram com a pandemia, estes profissionais também podem atuar em áreas relacionadas à saúde, por exemplo, desenvolvendo sistemas para teleatendimento, para compartilhamento seguro de informações médicas, para otimizar atendimentos em laboratórios, etc. Em tecnologia, profissionais qualificados estão sempre em falta no mercado de trabalho e seus campos de atuação continuam se expandindo, seja em momentos de crise ou não.

Outros dados aparecem no site Isto É Dinheiro que, em fevereiro de 2021, divulgou informações do relatório Empregos em Alta do LinkedIn, que examinou "os cargos que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019" e organizou esses dados em 15 categorias de empregos "classificadas por uma combinação entre crescimento e demanda". O relatório apontou "médicos especializados e cargos em áreas de tecnologia como profissões que estão no topo das tendências", finalizando com os “especialistas em saúde mental”.

A pandemia ainda fez crescer as oportunidades para o profissional de Educação Física integrar equipes multidisciplinares na área de saúde, promovendo por meio de exercícios a melhora da qualidade de vida e bem estar, além da recuperação e da reabilitação de pacientes. E muitos profissionais viram no atendimento à distância uma nova forma de empreender como personal trainers.

O profissional de Pedagogia foi outro que ficou em evidência na pandemia, por ser capaz de desenvolver processos de ensino-aprendizagem adaptados às necessidades de estudo remoto. E sua atuação se tornou mais necessária em outros segmentos. Por exemplo, na Pedagogia Empresarial, com a preparação de grupos com foco no planejamento e organização do trabalho coletivo dentro das empresas, gestão e liderança. Afinal, todos tivemos que aprender novas formas de estudar e de desenvolver nosso trabalho.

Estes são dados relevantes e apontam uma tendência da demanda por profissionais de determinadas áreas para os próximos anos. Sabendo as principais competências de cada um é possível escolher um dos cursos da Unifadra Dracena e iniciar os estudos focado no mercado de trabalho.

VESTIBULAR UNIFADRA DRACENA

O vestibular está com inscrições abertas até 7 de fevereiro pelo site: https://fundec.edu.br/unifadra/vestibular

Escolha sua forma de ingresso: use a nota do Enem, faça uma prova on-line ou o vestibular presencial agendado (resultado em 48 horas).

Os candidatos aprovados que realizarem suas matrículas até 10/02/2022 estão isentos da taxa de matrícula inicial e recebem desconto de 10% nas mensalidades durante todo o curso.

Informações: (18) 3821-9004 ou (18) 99802-1237 (Whatsapp)


 

CONHEÇA OS CURSOS DA UNIFADRA

ENFERMAGEM
O curso da Unifadra Dracena forma profissionais capazes de prevenir e controlar quaisquer intercorrências, participar de projetos e reestruturações de unidades, além de assessorar programas e serviços na área de saúde. Ele enfatiza conhecimentos que visam a capacidade de tomar decisões imediatas, liderar, organizar, planejar e supervisionar serviços técnicos; bem como ajudam na relação interpessoal e profissional respeitando os preceitos éticos e legais. No último ano do curso, os alunos fazem o internato em hospitais e unidades de saúde de Dracena e região, aprimorando seus conhecimentos e as técnicas para exercer a profissão. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/enfermagem

MEDICINA
O curso de medicina da Unifadra Dracena utiliza metodologias ativas de ensino e aprendizagem, proporcionando aos alunos ferramentas para a construção do conhecimento. Futuramente, estes profissionais médicos poderão aplicar a experiência de busca, constantemente usada nas metodologias ativas, em suas atualizações continuadas. Além disso, logo no início do curso os alunos de Medicina são inseridos no cenário social e de saúde da região, indo a campo e acompanhando as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Dracena, Ouro Verde, Tupi Paulista e Junqueirópolis - tendo a vivência da rotina de trabalho, aprendendo com os mais experientes e auxiliando as equipes. Nos dois últimos anos do curso, os alunos realizam o internato nas Santas Casas de Dracena, Presidente Venceslau e Junqueirópolis, vivenciando os casos que requerem atenção hospitalar. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/medicina

PSICOLOGIA
Na Unifadra Dracena o objetivo do curso é a formação de psicólogos aptos para atuar em todas as áreas da profissão, com destaque para a área clínica, institucional, educacional, organizacional e do trabalho. A faculdade também desenvolve um trabalho social com atendimento gratuito na Clínica Psicológica realizado por acadêmicos do 8º, 9º e 10º termos do curso de Psicologia, supervisionados pelos professores. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/psicologia

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O curso da Unifadra Dracena oferece uma base sólida na área de tecnologia (linguagens de programação, desenvolvimento e construção de aplicativos web e desktop) permitindo ao aluno desenvolver, manter, analisar e adaptar sistemas de informação. Esta formação pode ser combinada com outras capacitações, como segurança na Internet ou cloud, ampliando os campos de atuação do profissional no mercado de trabalho. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/analise-desenvolvimento

EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física é uma área de intervenção aplicada ao esporte, à saúde e à gestão em saúde. A Unifadra Dracena prepara o profissional para integrar equipes multidisciplinares e para atuar como personal trainer, recreacionista, fisiologista,  preparador e treinador esportivo para diferentes modalidades, públicos e faixas etárias e/ou abrir seu próprio negócio. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/educacao-fisica

PEDAGOGIA
O pedagogo é o profissional responsável por desenvolver processos de ensino-aprendizagem e suas oportunidades de trabalho são inúmeras: professor polivalente (alfabetizador), gestão escolar, pedagogia hospitalar, educação especial e gestão empresarial são algumas delas. O curso da Unifadra Dracena recebeu 4 estrelas no Guia da Profissão 2021 pela qualidade de seu projeto pedagógico e a qualidade de seu corpo docente. Saiba mais: https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/pedagogia


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA