Unifadra realiza o 13º Encontro Científico da Alta Paulista

06/12/2022

Em sua 13° edição, de 3 a 9 de novembro, o ECAP de 2022 reuniu mais de 500 estudantes, profissionais e demais interessados para 14 palestras, 4 oficinas e uma análise de filme, além da apresentação dos resultados de 68 trabalhos científicos, nos formatos de apresentação oral e pôster, envolvendo principalmente as áreas de educação, saúde e tecnologia, que foram encabeçadas pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Pedagogia e Psicologia da Unifadra.

Entre as atividades dos cursos, Pedagogia ofereceu aos alunos quatro oficinas em diferentes contextos, trazendo para a prática assuntos como as músicas do folclore brasileiro, com Lucas Adriel; a revisão bibliográfica em trabalhos de produção acadêmica, com Cristiane Cardozo da Silva; a prática de ensino de Ciências, com Franciene Toledo, e a alfabetização matemática, com Michela Miranda.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas abordou temas relacionados a conceitos da indústria 4.0, o perfil profissional que o mercado internacional procura e sobre inovação e criação de serviços na Era do Conhecimento, tendo como palestrantes, respectivamente, Caroline Regazini, Raymond Westwater e Victor Ubiracy Borba.

O controle de variáveis na musculação, CrossFit e a prescrição do treinamento físico para diabéticos foram temas dos alunos de Educação Física abordados por Juliano M. Rodrigues, Sérgio Landim e Tiego Diniz.

Enfermagem colocou em pauta a atuação do enfermeiro, falando sobre sua importância no período pré-natal, em outras áreas além da assistência e no exterior, e teve como convidadas Aline Lima de Araujo, Isanne Lima e Jana Bertoluci.

Sarcopenia (diminuição da massa muscular no corpo) e monkeypox (vírus infectocontagioso) foram assuntos conversados com os alunos de Medicina pelos palestrantes Marcelo Valente e Luiz Euiribel Prestes Carneiro.

Os alunos de Psicologia conversaram com Anna Cecília Latanzio Rodrigues Silva, que realizou a análise do filme Rosa e Momo sob uma perspectiva winnicottiana, além de conhecer mais sobre a atuação do psicólogo hospitalar e sobre a avaliação funcional descritiva, com as palestrantes Patrícia Barberá Gallego e Mariana Fachini Esperança.

Durante o ECAP, também foi realizada a palestra “Empreender para Crescer & Inovar para Competir”, tendo como convidado José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae de Presidente Prudente. Em seguida, foram apresentados os resultados finais do módulo Plano de Negócio da disciplina extracurricular de Empreendedorismo, oferecida gratuitamente aos alunos da Unifadra e do CEP/UME por meio de uma parceria de 12 anos ininterruptos entre a Fundec e o Sebrae. A atividade enriqueceu a programação do ECAP e marcou o encerramento da turma de 2022 da disciplina.

Nesta edição, houve a participação especial da equipe de robótica Tech Generation, composta por alunos do Colégio Anglo-CID, que apresentou uma maquete sobre filtragem e qualidade de água e sua relação com a saúde e a qualidade de vida. A professora Nathalia Franscine Pinto, técnica da equipe, explicou que o conteúdo apresentado deriva da pesquisa que os alunos fizeram para a etapa regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que os classificou para a final nacional. “Os alunos identificaram que ainda é recorrente a falta de acesso à água tratada e se propuseram a criar um filtro para que as pessoas pudessem ter água de qualidade em casa, evitando doenças transmitidas pelo consumo de água contaminada. A equipe desenvolveu um filtro simples, que pode ser feito com camadas de fibra, carvão ativado, pequenas pedrinhas e areia, mas, o mais importante, foi o método proposto para a cloragem da água após a filtragem, que faz sua descontaminação para consumo seguro, sem excesso de cloro”.

Segundo Daniela Macário, vice-diretora acadêmica da Unifadra,  “depois de duas edições totalmente on-line, a comissão organizadora optou por escolher para esta edição o formato híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas, fazendo uso das tecnologias existentes na instituição. Este formato proporcionou, principalmente, facilidade na participação dos profissionais externos envolvidos com as palestras, pois eles não precisaram se deslocar presencialmente até o local do evento, agilizando suas agendas de trabalho e transmitindo da mesma forma os conhecimentos propostos aos participantes.”

O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini parabenizou a Comissão Organizadora do ECAP pela realização de mais um evento, informou que os departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão estão trabalhando na certificação dos participantes e já convida toda a comunidade acadêmica para participar da 14ª edição do evento que está prevista para ocorrer na segunda semana de novembro de 2023.

Os certificados dos participantes poderão ser acessados no site: https://fundec.edu.br/unifadra/ecap