Unifadra Dracena promove 15º Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP)

.
18/11/2024


Entre os dias 6 e 8 de novembro, a Unifadra Dracena realizou a 15ª edição do Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP), um evento que reuniu mais de 400 participantes em um ambiente de troca e aprendizado científico. A programação incluiu palestras, oficinas e apresentações de pesquisas com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências e divulgar estudos de relevância para a comunidade acadêmica da região.

As palestras do evento trouxeram uma abordagem interdisciplinar, com temas de grande relevância e atualidade: o psicólogo Leonardo Santos de Souza abordou a importância da autoconfiança para o desempenho acadêmico em sua palestra sobre autoeficácia no ensino superior. Diego Santiago Montandon, enfermeiro, em sua apresentação sobre tecnologias assistivas e saúde digital, destacou como apps e inovações podem promover inclusão e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A médica Letícia Elizabeth Augustin Czeczko Rutz discutiu a oncogenética voltada ao médico generalista, reforçando a importância de um conhecimento ampliado sobre genética no atendimento de saúde. Marcelo Valentim Mansano, ortopedista e traumatologista, falou sobre lesões relacionadas ao esporte. O engenheiro mecânico Odair Laurindo Filho, em sua palestra sobre Inteligência Artificial e Machine Learning, destacou como essas tecnologias estão transformando diferentes indústrias e o futuro da automação.

A programação também incluiu uma série de oficinas interativas e práticas, como a de elaboração de Currículo Lattes e normas ABNT 2024, conduzida pelas bibliotecárias Iuli Carla Rozzi e Denise Cristina Belam, voltada ao aprimoramento de currículos acadêmicos. O analista de sistemas Ranilson Nunes apresentou a oficina “Noite de Arduino”, que permitiu aos participantes aprenderem sobre tecnologia em atividades práticas. Na área médica, o urologista João Paulo Rodrigues Toniolo e o neurocirurgião Carlos Alberto dos Santos Filho ministraram as oficinas de sutura e exame físico neurológico com punção lombar, fundamentais para a formação de alunos da área da saúde. O profissional de Educação Física Eduardo Zapaterra Campos realizou uma palestra seguida por prática explicando os conceitos e benefícios do Treinamento de Força Aplicado ao Endurance. E a oficina sobre aprendizagem lúdica e inclusiva com LEGO Braille Bricks, liderada pelas pedagogas Ana Mayra Samuel da Silva Rezende e Lívia Raposo Bardy, demonstrou como ferramentas educativas podem promover a inclusão.

O evento também contou com a apresentação de 44 trabalhos orais e 47 pôsteres, reforçando o compromisso da Unifadra com a divulgação da produção científica. A Comissão Organizadora do ECAP afirmou que a edição contou com uma adesão expressiva de estudantes, docentes e pesquisadores, destacando em especial a participação de alunos do ensino médio no evento. “Esta é a melhor forma de os mais jovens se familiarizarem com a pesquisa e a produção acadêmica”.

O diretor acadêmico Enio Garbelini ressaltou a importância do ECAP na promoção do conhecimento e na formação de futuros pesquisadores. “Esses três dias de evento são sobre a apresentação dos resultados dos trabalhos, mas as atividades de pesquisa vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano pelos departamentos da Unifadra”, frisou.

A Profa. Dra. Priscilla Tartari, responsável pelo Departamento de Pesquisa da Unifadra, acrescenta que os alunos que se interessarem pela iniciação científica podem buscar seus coordenadores para discutir possíveis colaborações, além de entrar em contato com o departamento e conhecer os manuais em https://fundec.edu.br/unifadra/departamentos/pesquisa .


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA