Curso de Letras da Unifadra/Fundec apresenta teatro “A dama repugnante”, adaptado do conto de Geoffrey Chaucer


19/10/2018

Alunos do curso de Letras da Unifadra Dracena durante apresentação teatral. As fotos estão na sua rede.

No último dia 15 de outubro, uma equipe de alunos do curso de Letras da Unifadra, mantida pela Fundec, a partir da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa, apresentaram a peça teatral: “A dama repugnante”, uma adaptação do conto de Geoffrey Chaucer.
A apresentação ocorreu para alunos da Escola Estadual Engenheiro Isac Pereira Garcez.
O evento teve como finalidade aliar a teoria proposta pelos PCNs à prática em sala de aula e motivar toda a equipe escolar, professores, gestores e, em especial, os alunos, a entrar em contato com a literatura, em um primeiro momento, “brincando”.
Participaram alunos do 8º termo de Letras; as professoras Sirlei Souza e Danielle Mantovani e a coordenadora do curso de Letras Lizandra Martins.
Segundo a coordenadora de Letras, Lizandra Martins, o teatro foi o produto final das discussões em sala de aula sobre o conteúdo determinado no cronograma da disciplina.
“Atividades como essa promovem uma formação docente segundo as exigências da educação atual, aliando a teoria a uma prática dinâmica, inovadora e eficiente em sala de aula, demonstrando que é possível ensinar com qualidade, além de estimular os alunos do ensino médio e EJA, a partir das artes cênicas, a despertar o interesse pela leitura de livros da literatura clássica, desconstruindo a imagem de que toda leitura é um ato enfadonho e cansativo”, comentou.
Ainda de acordo com a docente, a necessidade de profissionais da educação eficazes e de práticas que direcionem a leitura como eixo principal da aprendizagem constituem-se em duas justificativas evidentes deste projeto. Segundo os PCNs, a organização e direção de situações de aprendizagem referem-se a uma complexa competência do professor de Língua Estrangeira, a qual implica superar modelos clássicos de exercícios e o formato de aula magistral, evoluindo para um modelo cujo foco é o aluno e não apenas o conteúdo (PCN, 1999, p. 129). Tal afirmação motivou o projeto de teatro “A dama repugnante” a criar um modelo de atividade e de aula que suplante o modelo de sala de aula tradicional para uma sala de aula em que o aluno torna-se capaz de explorar diferentes espaços e tempos, a partir da leitura de um clássico da literatura inglesa adaptado a um tempo atual.

 O projeto:

O projeto de teatro “A dama repugnante” terá duração bimestral, a partir de conteúdos relevantes da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, os quais se fundamentarão nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tais como conteúdos estruturadores, competências e habilidades em Língua Inglesa para Ensino Fundamental e Médio; a prática docente, formação inicial e continuada; papel do professor; avaliação. Desta discussão, surgirá a necessidade de pôr em prática os conceitos abordados adotando a metodologia da pedagogia de projetos.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA