O curso de Serviço Social visa à formação de assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais para indivíduos, grupos, comunidades e instituições que, através de sua ação profissional, venham a contribuir para que as camadas mais vulneráveis da população tenham acesso aos serviços sociais básicos (Educação, Saúde, Habitação, Assistência, etc.), na perspectiva de se garantir a realização dos direitos sociais e ampliação da cidadania.
Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, a formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares. Além dessa compreensão, ao assistente social cabe o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos para ação nos processos sociais.
É uma profissão que luta pela inclusão social e almeja a construção de uma sociedade menos desigual e mais justa. Um profissional de serviço social tem que ter sensibilidade para os problemas sociais, gostar de lidar com pessoas, ser uma pessoa de iniciativa, disposta a enfrentar desafios.
Ter disposição para trabalhar em equipe; embasar as suas ações em conhecimentos teóricos das diversas ciências sociais, ter compromisso com princípios éticos e históricos da população brasileira, ter capacidade para executar e elaborar políticas sociais públicas.
Sua ação destina-se à família, às crianças e adolescentes, aos idosos, às pessoas com deficiência, entre outros segmentos.
» NOSSO DIFERENCIAL
O curso de Serviço Social tem como diferencial a ação voltada para atender as necessidades da comunidade da Alta Paulista desveladas pela organização produtiva das usinas de açúcar e álcool, as demandas surgidas com a construção das penitenciárias, e a indústria agropecuária, em especial as familiares, entres outras questões sociais que colocam as famílias em situação de vulnerabilidade social inibindo o crescimento esperado por todos.
A missão da FUNDEC se resume em estar a serviço da comunidade. Portanto, o curso de Serviço Social da Unifadra visa à formação do cidadão, do profissional competente e com consciência crítica, para contribuir na edificação de uma comunidade justa e solidária e, portanto, bem desenvolvida.
» Reconhecimento: Portaria CEE/GP n°. 270, de 20/06/2011, publicada no D.O. E.de São Paulo.
Habilitações: Bacharel em Assistente Social
Vagas: 100
Período: Noturno
Duração: 8 semestres
Carga horária: 3.760
Mensalidade: R$ 586,00 (valores para 2020)
» Informações:
e-mail: faculdade@fundec.edu.br
Fone: (18) 3821 9000 – ramal 9015
As ações do Assistente Social destinam-se ao fortalecimento da dinâmica familiar, aos trabalhadores, às crianças e adolescentes, aos idosos, às pessoas portadoras de deficiência, entre outros segmentos. Poderá atuar em instituições públicas e privadas, tais como: organizações não-governamentais (ONGs), escolas, hospitais, presídios, cooperativas, postos de saúde, prefeituras, empresas, conselhos tutelares e de direitos, instituições assistenciais, fundações, fóruns de justiça, instituições de ensino e pesquisa, consultoria e assessoria. É um profissional importante na gestão de Recursos Humanos, contribuindo em muito para a qualidade de vida do trabalhador e melhorias do serviço executado por ele. Atua ainda na formulação e gestão de políticas e programas sociais nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação, previdência social, justiça, trabalho e renda, entre outras.