FUNDEC aumenta a captação de alunos com Fies, Escola da Família, Pronatec, Vence e Proinf

21/08/2014

A Fundec e suas unidades escolares, Anglo-CID, CEP/UME, Unifadra e Unopar, oferecem diversas opções para inclusão de novos alunos no ensino básico, técnico, superior e pós-graduação. Neste ano, centenas de novos alunos ingressaram nas unidades escolares mantidas pela Fundec, incluindo de outras regiões do Estado de São Paulo e outros Estados do País. Um dos exemplos é a faculdade Unifadra que oferece os programas Escola da Família, do Governo Estadual; Financiamento Estudantil (FIES); Governo Federal e o Programa de Inclusão (Proinf). Segundo Jaqueline Kuramoto, diretora acadêmica da Unifadra, o Fies é a linha de crédito mais barata existente no mercado. Os bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros. Um convênio entre a faculdade Unifadra, mantida pela Fundec, e o Fundo Garantidor do Financiamento Estudantil (FIES) do Ministério da Educação (MEC) extinguiu a exigência de avalista nos financiamentos dos cursos superiores da instituição e, mesmo com o nome em algum cadastro restritivo de crédito, o estudante pode pleitear o financiamento. Ainda de acordo com Kuramoto os cursos da faculdade Unifadra também são credenciados no programa Escola da Família. Os bolsistas dedicam seus finais de semana ao programa e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por esse que é um dos maiores programas de concessão de bolsas. "Com esses benefícios muitos estudantes tiveram acesso ao ensino superior na faculdade Unifadra Dracena", comentou. Já o CEP/UME, captou cerca de 450 alunos nos programas Pronatec, com cursos técnicos gratuitos e Vence, destinado aos alunos das escolas estaduais de Dracena e região. Julia Portari, diretora da unidade, explicou que os estudantes matriculados são de municípios de toda a região e até de outros Estados para os cursos de Química, Enfermagem, Edificações, Segurança do Trabalho e Informática. Os dois programas oferecem cursos gratuitos para toda a comunidade. O Anglo-CID Dracena desenvolve durante o ano diversos vestibulinhos para ingresso na unidade escolar: Matarona ENEM, Simulado Aberto Nacional, entre outros. A Fundec foi pioneira em investir em ensino a distância na região em parceria com a Unopar. Os cursos disponíveis no polo de Dracena são Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Sociologia, Gestão de RH, Matemática e Economia. No próximo dia 24 de setembro, às 14h30, haverá coletiva de lançamento das campanhas das unidades escolares para o próximo ano letivo.