Aluna de Ciências Biológicas inicia projeto de pesquisa na Unesp de Dracena

27/05/2015

No intuito de fortalecer o conhecimento científico e favorecer a prática pedagógica, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades de Dracena possibilitou, juntamente com a Unesp de Dracena, que a estudante Ana Paula Bottan, do 3º termo, iniciasse estudos na área de morfologia e fisiologia vegetal como aluna especial de iniciação científica. A construção do projeto: QUEBRA DE DORMÊNCIA EM SEMENTES E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDU QUANDO SUBMETIDA AO USO DO ÁCIDO 2-CHLOROETHYLPHOSPHONIC (ETEFOM) desenvolvido pelo professor coordenador Lucas A. M. Lisboa, em conjunto com a aluna, aumenta a integração teoria-prática, que é uma das propostas do curso. Esse projeto tem grande relevância, uma vez que a pecuária brasileira demanda de grandes quantidades de áreas agricultáveis para produção de forragem como fonte de alimento para o rebanho e que dentro das espécies forrageiras utilizadas na formação de pastagens, a espécie Brachiaria brizantha. cv. Marandu, de origem africana, vem sido aplicada no Brasil desde 1950, mas sua expansão pelo país foi iniciada na década de 70-80. O desenvolvimento desse projeto também tem como fundamento a interdisciplinaridade dos conteúdos do curso de Ciências Biológicas. O estudo da fisiologia vegetal é uma das disciplinas desenvolvidas no curso e seu conteúdo possibilita, juntamente com outras disciplinas, ao futuro profissional - alunos - a desenvolver projetos educacionais em feiras de ciências, estimulando a curiosidade e sendo críticos das futuras gerações.