Aluno do curso de Arte da Unifadra/Fundec participa de seletivas regionais do Mapa Cultural Paulista

10/11/2015

O estudante Antônio Netto, do curso de Arte da faculdade dracenense Unifadra, participou da fase regional do Mapa Cultural Paulista na categoria Teatro. O aluno apresentou o monólogo "Quem Matou Aparecida?" de Ferreira Gullar, com ajuda dos estudantes do curso de Arte Jessica Dutra e Kelvin Guimarães, auxiliando na direção do espetáculo. O monólogo narra a vida de uma menina favelada, que por consequências da vida comete suicídio sem nem chegar aos 15 anos de idade. O texto tem o intuito único do questionamento social, fazendo o espectador questionar o mundo capitalista em que vivemos e suas consequências com as divisões sociais causadas. A vida da favelada narrada no texto passa por vários conflitos e abusos que tiram dela o direito de viver. Com um único sonho de ter uma boneca, Aparecida (personagem principal do texto) se depara com a realidade dura da favela, um texto forte e agressivo que explicita a realidade vivida por muitos ainda no Brasil. A fase regional do Mapa Cultural Paulista aconteceu em Primavera, distrito de Rosana, no Cine Teatro Casa da Cultura, com corpo de jurados de renome internacional, vários grupos de teatro da região puderam competir para poder representar a região na fase estadual. A vitória ficou para a Companhia de Teatro Vermelho de Presidente Prudente, com a peça Amoré. Apesar de não ter se classificado, o aluno Antônio enfatizou a importância do evento e da experiência de poder se apresentar para um corpo de júri. Destaca a competição como uma vivência ímpar em sua carreira artística que se inicia, que todos os conselhos recebidos foram muito bem aceitos. O aluno já se prepara para 2016 com um novo monólogo que pretende trabalhar da melhor forma possível, dentro de todo o seu repertório e com os conselhos e dicas colidas no Mapa Cultural e de seus docentes do curso de Arte, pretendendo continuar trabalhando com temáticas sócio-culturais. EVENTO: O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.