Curso de Letras da Unifadra realiza palestra para professores em Tupi Paulista

19/02/2016

O professor da Unifadra, mestre em Letras e doutorando em Linguística, Odinei Inácio Teixeira, proferiu palestra aos gestores da Secretaria Municipal, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação de Tupi Paulista, no último dia 11, durante a Semana de Planejamento Pedagógico. Inicialmente, o professor foi apresentado pela assessora educacional do município, a professora Sandra Valéria Gonçalves Zerbetto, e, em seguida, discorreu sobre o tema. A palestra intitulada "Dos estudos linguísticos à linguística aplicada: contribuições e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua materna" objetivou estabelecer um diálogo entre as teorias alicerçadas na evolução dos estudos linguísticos, suas aplicações e interferências no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com interface às práticas já desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Segundo o professor Odinei Teixeira, foram realizadas reflexões sobre a teoria e a prática. "Através dessas reflexões foi possível visualizar, brevemente, o panorama educacional de ensino de língua constituído pela correlação existente entre as teorias da Linguística Aplicada, alguns programas de ensino e as práticas docentes já desenvolvidas em sala de aula", explicou Odinei Teixeira. CURSO DE LETRAS UNIFADRA A Faculdade Unifadra de Dracena, unidade mantida pela Fundec, oferece o curso superior de Letras, com habilitação em Inglês e Espanhol com suas respectivas literaturas (único da região a oferecer as duas habilitações). O curso também possui uma parceria com a escola de idiomas CCAA, que fornece todo o material de Inglês e Espanhol gratuitamente aos alunos. Professores da rede municipal e alunos egressos do curso de Pedagogia têm 25% de desconto para fazer a sua segunda graduação e ter o título da Licenciatura em Letras da Unifadra. Ao fazer a segunda graduação, professores da rede municipal poderão lecionar não mais somente no Ensino Infantil e Fundamental I, mas também nos ensinos Fundamental II e Médio em aulas de língua portuguesa (gramática, literaturas e redação), além de línguas inglesa e espanhola.