Curso de Psicologia participa de ações em unidades prisionais

31/10/2017

Alunos e professores do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena participaram de ações nas unidades prisionais de Tupi Paulista e Junqueirópolis. Os alunos realizaram palestras aos reeducandos dentro de eventos que buscam o auxílio em suas reinserções na sociedade após a liberdade. Os eventos foram realizados nos dias 31 de outubro e 19 de setembro. No dia 31 de outubro, essa prestação de serviço levou como tema aos sentenciados "Como elaborar seu currículo e preparar-se para uma entrevista no mercado de trabalho?”, palestra desenvolvida na 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária na Unidade de Tupi Paulista. No dia 19 de setembro, os alunos palestraram com a temática “Espelho, espelho meu, diga-me quem sou eu?”, na 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária na Unidade de Junqueirópolis. O evento ofereceu aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade trazendo para dentro do sistema prisional um mutirão de ações que forneceram importantes ferramentas no processo de reintegração social como, emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento e Casamento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos pela FUNAP e cortes de cabelo. Também foram realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) como HIV e Sífilis, além de avaliação bucal, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Dentre estes serviços, os alunos do curso de Psicologia realizaram uma roda de conversa, onde os sentenciados puderam, através de um espelho, refletir sobre a seguinte pergunta: “Para essa pessoa que você vê neste espelho, você tiraria o chapéu?”. Segundo a coordenadora de Psicologia da Unifadra profa. Me. Andrea Frizo, essa atividade propôs uma reflexão sobre a autoimagem, gerando assim questionamentos internos sobre como se vêem neste momento (identidade), sobre as escolhas que fizeram no passado e sobre o quanto isso influência o seu presente e futuro. “Momentos como este aproximam a faculdade da comunidade, favorecem ações que promovem crescimento e desenvolvimento pessoal para sentenciados e acadêmicos, despertam reflexões que mobilizam sentimentos e possibilidades de mudança de atitudes e colaboram para melhor formação de nossos alunos para o mercado de trabalho regional. Assim, a Unifadra, enquanto instituição de ensino superior, devolve à comunidade através de sua prática de estágio, ações que trabalham para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e humana”, destacou Andrea Frizo.