Unifadra Dracena está com inscrições abertas para novos pacientes no Programa Parkinson

O trabalho foi iniciado no ano passado como piloto junto ao curso de Educação Física e já colhe bons resultados, tendo sua continuidade este ano com expectativa de ocorrer também em 2020.
07/08/2019


A Unifadra Dracena, através do curso de Educação Física em parceria com a Prefeitura desenvolve um trabalho junto a pacientes de Parkinson que vem fazendo uma satisfatória diferença na vida dessas pessoas.

A professora doutora Denise Bueno, coordenadora da ação, explica que o Programa Parkinson foi iniciado no ano passado como piloto por três meses e a partir dos resultados obtidos foi possível dar continuidade neste ano, com expectativa para retorno em 2020. Os alunos dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina também auxiliam no programa.

Ela conta que tem frequentes relatos de melhorias diversas. “Pacientes que não caminhavam sozinhos ou sem auxílio de muletas ou andador e após três meses de participação na atividade já estão mais independentes e se sentindo seguros para caminharem sozinhos. Pacientes que não conseguiam se vestir e calçar sozinhos e relatam conseguir cumprir com tais tarefas”.

Os benefícios do convívio social, de ter um momento de sair de casa, o convívio com os professores, o desafio das atividades motiva diariamente o paciente frequentador do programa.

Segundo a professora doutora, o objetivo é verificar os efeitos das atividades físicas na melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes acometidos por Parkinson. “O plano é devolver o máximo de autonomia aos pacientes que, com a doença, perderam um pouco da capacidade motora para a realização de atividades da vida diária. A atividade física orientada e específica ajuda nesse processo”, explica a professora doutora.

As aulas são realizadas na Unifadra, duas vezes por semana, às segundas e quartas de manhã, com duração de uma hora por dia.

Familiares de pacientes de Parkinson devem procurar a coordenação do curso de Educação Física para realizar a inscrição, lembrando que o atendimento é gratuito.

“Qualquer pessoa com diagnóstico de Parkinson pode participar. A maioria dos pacientes é formada por idosos, homens e mulheres, que têm acompanhante para poder trazê-los para as aulas”.

SERVIÇO ??" As inscrições estão abertas para novos pacientes ??" interessados deverão deixar o nome e contato no Centro de Informações da Fundec (Rua Bahia, 266 ??" Bairro Metrópole ??" 18 3821-9004). O programa é gratuito.

Fonte: Jornal Regional


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA