Medicina da Unifadra realiza apresentações de Interação Ensino e Saúde na Comunidade

22/11/2019

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizaram a Apresentação do IESC (Interação Ensino e Saúde na Comunidade), no último dia 14 de novembro, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, na Fundec. Na ocasião, estiveram presentes alunos, professores, coordenadores, diretores da Fundec e representantes da área da Saúde de Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista e Ouro Verde.
Os alunos foram divididos em grupos, que participaram de atividades ao longo do ano e participarão no ano de 2020 em unidades de saúde das cidades acima, tendo contato direto com pacientes do SUS atendidos por essas unidades.
Fizeram uso da palavra neste evento a auxiliar de coordenação Profa. Ma. Caroline Venturin Guarinão, o diretor do Departamento  Regional de Saúde  (DRS XI) Jorge Chihara, que realizou seu pronunciamento com exposição de dados de nossa região.
Pedro Henrique Franceschi Pinotii, que atua como médico da família na ESF 5  de Junqueirópolis, contou sobre sua rotina de trabalho. Houve também uma apresentação cultural feita pelo aluno Randolph Miguel Machado Salazar, que realizou um solo de violão da música Malagueña.
A secretária de saúde adjunta de Dracena Mirian Iasniswki e o diretor de saúde de Junqueirópolis Adílio Bortolato participaram da manhã de apresentações, além das equipes dos ESF onde os alunos desenvolvem as atividades. Segundo a coordenadora do curso de Medicina Dra. Marilda de Abreu, os alunos puderam apresentar seus trabalhos, bem como seus resultados e suas avaliações sobre as realidades vividas na área da saúde pelas comunidades assistidas. “Esse projeto busca aproximar o aluno desde o início do curso com a comunidade, fazendo com que participem da realidade que irão enfrentar como médicos”, destacou a coordenadora.
O IESC da Unifadra é coordenado pela médica Profa. Esp. Sandra Maria Braz Sola Deponte, com o auxílio da enfermeira Profa. Ma. Caroline Venturin Guarinão, e tem auxílio da enfermeira Profa. Ma. Caroline Venturin Guarinão