Nova lei aquece mercado para formados em Psicologia e Serviço Social

A nova lei prevê a obrigatoriedade da contratação desses profissionais nas redes municipais e estaduais da educação básica.
16/01/2020

A Lei nº 13.935, publicada em 12 de dezembro de 2019, prevê que as redes públicas de educação básica disponibilizem psicólogos e assistentes sociais para atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. Os sistemas de ensino terão o prazo de 1 ano para as adequações e contratações.
A nova lei beneficiará os formados nos cursos de Psicologia e Serviço Social, aquecendo a procura por esses profissionais no mercado, indo ao encontro das necessidades das escolas. Além disso, nesta semana, o governador João Doria anunciou repasses para a região de Dracena na área da política da assistência social, com verbas que serão utilizadas pelos municípios em uma rede de proteção que reúne diversos serviços socioassistenciais, o que traz ainda mais valorização para a profissão.
A coordenadora de Psicologia da Unifadra Profa. Ma. Andrea Frizo Barbosa destacou que tem se observado e noticiado cada vez mais incidentes envolvendo a comunidade escolar. A coordenadora de Serviço Social da Unifadra Profa. Esp. Maria Bernadete Torres explicou que os fatos citados pela Profa. Andrea, como violência, bullying, suicídio,  poderão ser detectados de forma mais rápida e eficaz pela equipe multiprofissional, atendendo a grande necessidade de se levar para dentro das escolas este serviço.
A Unifadra prepara o aluno para atuar nessas vertentes. O curso de Psicologia da Unifadra contempla a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, que prepara o estudante para a compreensão de todo o processo de desenvolvimento humano, desde bebê até a terceira idade. Os alunos também se aprofundam na Psicologia da Aprendizagem, que envolve as necessidades dos alunos dentro do contexto escolar e as dificuldades de aprendizagem. “Temos também disciplinas que envolvem as questões de políticas públicas e da inserção do psicólogo dentro de instituições de ensino, além do estágio de um ano em escolas de Dracena e região”, explicou Andrea.
Uma das grandes frentes de trabalho do Serviço Social é nas políticas públicas, não só na assistência social, mas também na educação. “O trabalho do Serviço Social dentro da escola é a compreensão de que o aluno não é um ser isolado do contexto social, é preciso compreender a dinâmica da escola para além do aprendizado”, ressaltou a Profa. Bernadete.
“Hoje em dia, muitos dos problemas que os jovens passam são vistos primeiro pelas escolas, que buscam auxiliar e orientar as famílias. A escola vai ser muito beneficiada com essa equipe multiprofissional, que irá propor estratégias e intervenções para minimizar os conflitos”, acrescentou Andrea Frizo.
Bernadete explicou também que o profissional assistente social, dentro desse contexto, atuará em equipe com a escola, e, sendo observado algum conflito, poderá encaminhar para atendimentos específicos da rede pública. “Será um trabalho coletivo, atento ao contexto social, que será fundamental para detectar e minimizar possíveis casos de abusos e violências passados pelas crianças até mesmo fora da escola”, finalizou a professora.