Medicina de Dracena comemora 1 ano de atividades na Policlínica


10/03/2020


Após um ano do início dos atendimentos pelos alunos de Medicina da Faculdade Unifadra na Policlínica de Dracena, os resultados já estão sendo colhidos de forma muito positiva pelo município. Um projeto inovador no Estado de São Paulo, a Policlínica “Néia Vitti Rejani” está localizada no bairro São Cristóvão, em Dracena. Nesse período, foram realizados quase 30 mil atendimentos.
O prédio foi construído para sediar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, a partir da parceria entre a Unifadra/Fundec e a Prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, agora abriga a Policlínica com atendimentos multiprofissionais, sendo utilizada também como ambulatório acadêmico da Unifadra.
No local, são oferecidos atendimentos em Pediatria, Clínica Médica, Dermatologia, Psiquiatria, Pequena Cirurgia e, em breve, Infectologia.
A coordenadora de Habilidades Ambulatoriais da Unifadra Profa. Lígia Antunes Sinatura destacou que a faculdade tem hoje 86 alunos em rodízio de atendimento entre a Policlínica e outras unidades de saúde da cidade. Desde fevereiro do ano passado, foram realizados na Policlínica 10.842 atendimentos de saúde mental; 10.074 atendimentos entre clínica geral e dermatologia; 1.666 atendimentos a pacientes diabéticos e 501 atendimentos de cardiologia. “Os estudantes da Unifadra participaram destes atendimentos acompanhando os médicos do município. A Unifadra também possibilita aos médicos da Policlínica uma contrapartida para a educação médica continuada”, completou Sinatura.
A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu explicou que os alunos da Unifadra acompanham as consultas médicas, desenvolvendo a atividade clínica supervisionada, mantendo o foco na coleta de dados (anamnese), no desenvolvimento de habilidades para a realização do exame físico e nos cuidados com o registro. “Eles também participam da discussão de casos clínicos, das atividades de estudo e do desenvolvimento de projetos. Essas atividades têm por objetivo possibilitar ao estudante de Medicina conduzir de forma adequada uma consulta médica. Isso traz benefícios mútuos, tanto para os alunos como para a comunidade atendida, que recebe um atendimento médico com ainda mais qualidade”, ressaltou a coordenadora.
Dentro desse espaço ambulatorial, a Secretaria Municipal de Saúde implantou a Sala de Hidratação para pacientes com dengue, com funcionamento até as 21h, uma vez que o município, assim como todo o Brasil, tem enfrentado uma grande quantidade de casos neste período do ano. Os pacientes com dengue têm o atendimento direcionado para a Policlínica, permitindo assim que pessoas com outras patologias continuem sendo atendidas no Pronto Atendimento Municipal, com rapidez e qualidade.
O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Décio Esteves ressaltou que o número de atendimentos aos pacientes demonstra, por si só, a importância que a Policlínica representa para a população de Dracena. “A Fundec, criada com o objetivo de produzir conhecimento, sente-se orgulhosa pela parceria entre a Unifadra e a Prefeitura Municipal que, por meio dos alunos do curso de Medicina, transcende o campo da educação, permeando de forma fluída o campo da saúde, objeto de sua formação”, comentou Décio Esteves.

O projeto

O projeto da Policlínica foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Dracena em parceria com a Fundec e concretizado com o apoio da Câmara Municipal e o trabalho dos deputados Reinaldo Alguz, Evandro Gussi e Enrico Misasi com o Ministério da Saúde.
O prefeito de Dracena Juliano Brito Bertolini destacou que "a Policlínica foi uma importante conquista do município, com qualidade de atendimento para a população. A parceria da Prefeitura com a Fundec aperfeiçoou esse trabalho, fazendo o paciente se sentir acolhido e bem atendido, qualificando ainda mais a saúde de Dracena. Agradeço aos deputados Reinaldo Alguz, Enrico Misasi e Evandro Gussi, que nos ajudaram a executar esse projeto".
O presidente da Câmara Milton Polon ressaltou que "a Câmara Municipal de Dracena sempre apoiou a criação da Policlínica, seja em reuniões locais como em São Paulo e em Brasília. Quando o projeto passou pela Casa, o legislativo foi unânime em aprová-lo para transformar o prédio, que estava ocioso na época, no que é hoje referência para a saúde de Dracena e região".
Com mais de uma década de trabalho em prol da saúde de Dracena e região, o deputado Reinaldo Alguz comemora o aniversário da Policlínica e destaca o brilhantismo com que o curso de Medicina vem sendo conduzido no município.

“O comprometimento do nosso mandato é para que o curso de Medicina seja de excelência total. Prova disso é a reforma para que tivéssemos um Hospital Escola, necessário para um curso qualificado”, afirma Alguz. “Tivemos também a verba para a ampliação do centro cirúrgico e a reforma do postão de saúde na entrada da cidade”, destaca ainda.
O investimento na infraestrutura de saúde nos municípios da região cria um círculo virtuoso no atendimento. De imediato, a população passa a ter mais qualidade nos serviços. Além disso, os alunos da faculdade ganham a oportunidade de usufruir de recursos de ponta para o exercício da profissão, o que se reverte em uma rede de atendimento ainda mais ampla e qualificada.
Nos últimos anos, já receberam recursos de emendas as Santas Casas de Dracena, Pacaembu, Junqueirópolis, Adamantina, Flórida Paulista, Tupi Paulista e Lucélia.
Responsável pela articulação em Brasília para a transformação da UPA em Policlínica e pela verba para a construção do alojamento de alunos em frente ao hospital, o deputado Enrico Misasi também celebra a data.
“Nosso trabalho é uma continuidade dos esforços do mandato do deputado Reinaldo Alguz na transformação da infraestrutura da saúde no município. A Policlínica é mais um destes frutos importantes”, afirma Misasi.
O presidente do Conselho de Curadores da Fundec completou que “vislumbrando a parceria com a Santa Casa em regime de colaboração para o internato dos mencionados alunos, está vendo ser cumprido o processo de concretização de uma agenda positiva no campo da Educação e Saúde de Dracena, possibilitando a formação de profissionais competentes e atendimento médico de qualidade e mais humanizado”.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA