Unifadra conta com grupo de pesquisa sobre atividades físicas e saúde

11/03/2020

O grupo GEPEMAFS (Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Atividade Física e Saúde) é composto por alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina, que estudam o papel da prática de atividades físicas na promoção da saúde. O objetivo do grupo é produzir trabalhos para congressos e artigos científicos, contribuindo assim para o conhecimento das áreas. O GEPEMAFS é coordenado pela Profa. Dra. Denise Bueno e existe desde 2019.
A equipe também é responsável pela análise dos dados e produção dos trabalhos relacionados aos programas Parkinson e Viva a Vida.
O programa Parkinson tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença de Parkinson, por meio de uma parceria entre a Unifadra/Fundec e a Prefeitura de Dracena. O programa é gratuito e atende a comunidade com a oferta de exercícios físicos específicos para portadores da doença.
Em 2019, o grupo apresentou trabalhos sobre o programa no CONIC, na cidade de São Paulo. Os trabalhos analisaram a evolução dos pacientes com Parkinson que praticaram atividades físicas diversas. Cerca de 200 mil brasileiros sofrem da doença de Parkinson. Essa enfermidade é progressiva, neurodegenerativa e afeta várias partes do corpo, mas atinge com mais intensidade as áreas do cérebro que controlam os movimentos voluntários, gerando dificuldades na execução das atividades rotineiras, como caminhar e segurar objetos. “Essas atividades buscam retardar os sintomas da doença, trazendo uma melhoria para o paciente. Não é só um benefício físico, mas também psicológico”, destacou a coordenadora Denise.
O grupo está aberto para receber novos participantes da Unifadra. As reuniões são realizadas quinzenalmente e os interessados podem procurar a Profa. Denise na coordenação do curso de Educação Física. “Esse projeto de pesquisa visa também preparar os alunos que pretendem fazer mestrado”, concluiu.