A Fundec e o novo coronavírus


27/04/2020


A Fundec e o novo coronavírus

Um cenário mundialmente delicado tem marcado o momento atual com uma crise sanitária sem precedentes em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. A Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, mantenedora das unidades escolares Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra, também foi surpreendida pelo COVID-19. Diante disso, a instituição imediatamente adotou todas as medidas necessárias para a prevenção de contaminações, estipulando trabalho home office, isolamento dos seus colaboradores, especialmente dos de grupo de risco, além da suspensão das aulas presenciais, seguindo as medidas governamentais.
Era o momento de nos afastarmos fisicamente para garantir a segurança e a saúde de todos, mas nem por isso a Fundec parou! Durante esse período de isolamento social, a Fundec tem participado de diversas ações colaborativas com os segmentos públicos. A Instituição, por meio de seus representantes, participou da primeira reunião do Poder Executivo, Legislativo e autoridades da área de saúde de Dracena para definir as primeiras ações frente à COVID-19 e se mantém à disposição das nossas autoridades. Alunos e professores voluntários da Unifadra e do CEP/UME, dos cursos de Medicina, Enfermagem Superior e Técnico em Enfermagem, auxiliam na Campanha de Vacinação da influenza. A Fundação fez doações de materiais de EPI, como máscaras e luvas, para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Equipamentos pedagógicos de saúde também foram cedidos para os hospitais de nossa microrregião para treinamentos e capacitações de profissionais, visando a um melhor atendimento à população. Atualmente desenvolve dentro de seu quadro de colaboradores uma campanha de arrecadação financeira em prol da Santa Casa de Dracena, que há anos é parceira da Instituição.
Na área educacional, a instituição tem investido, ao longo dos últimos anos, em estrutura e infraestrutura modernas, com novas tecnologias que a mantiveram preparada para situações como esta. Dentro desses investimentos estão a elaboração de projetos pedagógicos mais modernos, aquisição de sistemas de ERP (gestão integrada) e ferramentas educacionais. Foram e estão sendo construídos vários laboratórios de saúde totalmente dotados com equipamentos tecnológicos de última geração e de alto custo, como simuladores realísticos, mesas simuladoras de anatomia 3D, aparelhos completos para procedimentos e práticas cirúrgicas, equipamentos para habilidades médicas, morfologia, bibliotecas virtuais com acervos digitais, entre outros. Os professores são treinados e capacitados constantemente dentro das novas propostas pedagógicas, como atualização profissional por meio do programa de capacitação e qualificação da Instituição, que contempla todos os seus colaboradores.
A Fundação, por meio de programas sociais construídos com base em conhecimentos científicos de suas unidades escolares, também impacta significativamente na área social de Dracena e região. Os resultados obtidos pela Fundec são reinvestidos em suas próprias Unidades Escolares, e também nos programas sociais gratuitos voltados à comunidade, como o Viva a Vida (para pacientes hipertensos e diabéticos), Parkinson, Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade), Clínica Psicológica, Inclusão Digital (para crianças de 4 e 5 anos), além dos atendimentos dos alunos de Medicina, Enfermagem e Técnico em Enfermagem, que cumprem seus estágios práticos, colaborando de forma direta em diferentes unidades de saúde da microrregião de Dracena. Esses programas estão temporariamente suspensos como medida preventiva ao coronavírus.
Com o avanço da pandemia no País, as atividades educacionais tiveram continuidade com a expertise conquistada pela Instituição ao longo de mais de 14 anos de atividades em ensino a distância em vários cursos superiores. Para atender às necessidades de suas unidades escolares mantidas, a Fundação agilizou o processo de aquisição de licenças da plataforma de educação on-line Zoom, que está sendo utilizada de forma eficiente por alunos e professores de todas suas unidades escolares para atividades síncronas e assíncronas, visando à sedimentação dos conteúdos e atividades realizadas na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), implantada há três anos para o atendimento da matriz curricular da maioria dos cursos superiores da Unifadra, que prevê 20% de seu conteúdo ministrado a distância, ou seja, mediado por tecnologias, conforme aprovações dos projetos emitidos pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo – CEE-SP.
Na busca constante de inovações, com o seu compromisso de manter uma educação de qualidade, além de preparar alunos mais autônomos, com pensamento crítico e liberdade para o enfrentamento das ricas e novas experiências que se apresentam, a Fundec traz como inovação a implantação do Google Gsuite for Education, hoje considerada uma das melhores ferramentas de educação tecnológica do mundo. Essa plataforma colaborativa já está sendo utilizada pelo Colégio Anglo-CID por meio do Sistema Anglo de Ensino e da Somos Educação e, em breve, estará disponível para os alunos e professores da escola técnica CEP/UME e da faculdade Unifadra, como um projeto de transformação digital, e que será a plataforma educacional oficial da Instituição em atendimento aos anseios e necessidades da nova geração. Essa plataforma oferece inúmeros recursos e ferramentas voltadas especificamente para a educação, envolvendo, inclusive, inteligência artificial, beneficiando diretamente alunos e professores no processo educacional.
O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai destacou que tudo isso só foi possível com a colaboração de todos, em especial do corpo docente, corpo discente e familiares, que são fundamentais neste processo de ensino aprendizagem.
Kai ainda ressaltou que participou de um congresso da Google Gsuite for Education em São Paulo, em 2019, que despertou o interesse da instituição em seguir essa linha de utilização de tecnologias e novas metodologias para nossas unidades escolares. “É um modelo que está sendo seguido pelas melhores instituições de ensino de todo o mundo”, comentou o diretor.
Reinventar frentes, ter criatividade e, principalmente, preservar a essência educacional neste período tão delicado é um grande desafio, no qual a Fundec está empenhada!
Uma das missões da Fundec é colaborar e estar sempre à disposição da comunidade. Por isso, a importância de se manter os investimentos em sua linha mestra na Educação para que possa dar continuidade ao seu desenvolvimento e a seus programas sociais e, consequentemente, continuar contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento regional.
Cheios de saudade dos corredores lotados, salas de aulas, eventos institucionais, momentos de interação, e até do lanchinho em grupo na cantina, estamos confiantes de que logo estaremos todos juntos (e seguros!) em nossa escola.
Diante de dificuldades como essa, o momento nos uniu (mesmo afastados) por um bem maior: nossa vida, e a certeza do aprendizado para realmente buscarmos a construção de um Mundo Bem Melhor! Juntos!


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA