ECAP UNIFADRA: Barbara Antunes trará o tema Obesidade para o evento

27/10/2020

A convidada Prof. Dra. Barbara de Moura Antunes, pós-doutoranda na UNESP Campus de Bauru, participará do ECAP 2020 (Encontro Científico da Alta Paulista) no dia 11 de novembro. O evento, realizado anualmente pela Unifadra, este ano será na modalidade on-line.
Barbara Antunes abordará o tema “A complexidade por trás da obesidade”, falando sobre a doença. A obesidade é a doença mais prevalente no mundo moderno, sendo considerada pela OMS como uma pandemia, que acarreta problemas de saúde pública no Brasil e em países distribuídos em todos os continentes. A obesidade também está associada à etiologia das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), especialmente diabetes e doenças cardiovasculares. Neste sentido, o entendimento dos mecanismos que permeiam este distúrbio metabólico é fundamental para a adequar o programa de treinamento físico, bem como compreender como os fatores psicológicos e nutricionais modulam os fatores inflamatórios periféricos e centrais que compõem o quadro patológico da doença.

“No âmbito do exercício físico, a prescrição de treinamento para indivíduos com obesidade ultrapassa a barreira do ‘aumentar o gasto energético e diminuir a ingestão calórica’ para promover redução da gordura corporal. Antes de orientar uma rotina de exercício físico, o profissional de Educação Física (e outros profissionais da área da saúde) necessita dominar informações primordiais para alcançar os objetivos traçados junto com seu aluno/paciente e esta palestra poderá norteá-los sobre como atuar nos mais diversos espectros que constituem a obesidade, partindo do conhecimento da sua complexidade”, explicou a palestrante convidada.

Barbara de Moura Antunes é graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Campus de Presidente Prudente, Mestra e Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP, Campus de Rio Claro. Realizou Doutorado sanduíche na Universidad de Córdoba (Espanha) entre 2016-2017 com auxílio da BEPE/FAPESP. Atualmente realiza o Pós-Doutorado na UNESP, Campus de Bauru, com bolsa FAPESP. É integrante do Grupo de Estudo em Imunometabolismo e do Laboratório de Fisiologia Celular do Exercício (LaFICE), vinculado a UNESP de Presidente Prudente, e do Laboratório de Fisiologia e Desempenho Esportivo (LAFIDE) vinculado a UNESP de Bauru. Também é Membro da International Society of Exercise and Immunology e tem como linha de pesquisa: Inflamação, Imunometabolismo, Exercício Físico como Estratégia Anti-inflamatória, Sistema Imune e Saúde.

O evento será gratuito. Para participar, inscreva-se pelo site: https://fundec.edu.br/unifadra/ecap . Para mais informações: (18) 3821-9004 ou ecapunifadra@fundec.edu.br .