Alunos da Fundec finalizam disciplina extracurricular de Empreendedorismo

11/11/2020

Os alunos da Unifadra e dos cursos técnicos do CEP/UME participaram da disciplina extracurricular e gratuita de Empreendedorismo, de agosto a novembro de 2020. Neste ano, em razão da pandemia, a disciplina foi realizada on-line. A aula de encerramento foi realizada neste sábado, dia 7 de novembro, pela plataforma Google Meet.

A atividade apresentada no encerramento foi baseada no modelo da plataforma CANVAS (quadro de modelo de negócios),com ideias trabalhadas durante as aulas. Estiveram presentes o diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini, a diretora do CEP/UME Profa. Julia Portari, a vice-diretora da Unifadra Ma. Daniela Macário Custódio e os docentes.

A disciplina, composta de 30 horas/aula divididas em três módulos (Indivíduo, Mercado e Plano de Negócios), teve seu início em agosto com os professores Alexandre Queiroz, José Marcos Tanganini, Ronaldo Mosqueta Custódio e Tiago de David. Como convidado no início da disciplina, o empresário João Luiz Tanganini, diretor comercial da empresa dracenense Olivar Móveis, proferiu palestra aos alunos sobre e-commerce, tema bastante evidente neste momento que passamos por uma pandemia.

O Prof. José Marcos Tanganini destacou que a Fundec é a única instituição que oferece a disciplina de Empreendedorismo na região em parceria com o SEBRAE. “Essa parceria, além de promover a formação dos professores, disponibiliza não só a metodologia que é aplicada aos alunos, como também o material didático. Este ano, a grande novidade do curso de Empreendedorismo é que foi totalmente on-line e desenvolvido de forma pioneira no Google Sala de Aula”, explicou Tanganini.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini ressaltou que “essa parceria com o Sebrae é importante para qualificar ainda mais nossos alunos, preparando-os com uma formação voltada para o mercado de trabalho”.

A diretora do CEP/UME Profa. Julia Portari destacou que “essa é uma disciplina muito importante para os alunos, pois o empreendedorismo é considerado um elemento impulsionador do crescimento e do desenvolvimento econômico e social”.