Cursos da Unifadra Dracena têm alta procura e grande empregabilidade

16/11/2020

O momento de escolher a profissão é sempre desafiador. É necessário levar em conta diversos fatores para escolher que curso fazer. Habilidade, sonhos, viabilidade econômica, procura pelos profissionais e empregabilidade do setor são os principais itens avaliados pelos vestibulandos ao escolher a faculdade.

Os cursos ofertados pela Unifadra têm se mostrado em evidência no mercado de trabalho, com rápida e alta empregabilidade. De acordo com o SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), em 2018 apresentou-se uma crescente procura por cursos de Licenciatura, que têm gerado empregabilidade quase imediata para professores. De acordo com o diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini, o Brasil tem uma grande demanda para contratação de professores e pedagogos. “O mercado está sempre aquecido para novos professores”, explicou Garbelini. Concursos públicos, escolas, cursinhos, aulas particulares e gestão escolar são as principais áreas de atuação para os licenciados. Em licenciatura, a Unifadra possui os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Educação Física (licenciatura e bacharelado).

Acompanhando a constante evolução digital, a área de TI (Tecnologia da Informação) está em alta, com um mercado sempre crescente e com um leque de atuações. Criação de sistemas, aprimoramento de aplicativos e softwares para empresas e tantas outras são opções para os profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) fez um levantamento recente que apontou uma projeção de que serão necessários 70 mil novos profissionais de TI por ano no Brasil entre 2019 e 2024, em razão da evolução tecnológica. A quantidade de pessoas que se formam nessa área vai na contramão do que o país irá necessitar, pois apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no ensino superior com o perfil necessário para atender essas vagas. A Brasscom estima que o mercado de TI pode apresentar déficit de 290 mil profissionais em 2024. Isso comprova o quanto esse mercado se manterá em constante crescimento. Cursos nas áreas da saúde também se mostram em grande evidência. O acesso à saúde é cada vez maior à população. Programas de saúde na esfera pública geram inúmeras vagas de trabalho. Enfermagem e Medicina são profissões que sempre estão entre as mais procuradas e permitem uma atuação não só em hospitais, mas também em clínicas e variados segmentos emergentes.
Em saúde mental, o curso de Psicologia também apresenta uma vasta área para atuação. Hospitais, unidades públicas de saúde, empresas, escolas, gestão de pessoas, clínicas, penitenciárias e trabalhos de orientação vocacional são as possibilidades que mais se destacam na região.

Uma nova lei, publicada em dezembro de 2019, que determina a atuação de psicólogos e assistentes sociais em escolas, beneficia os formados nos cursos de Psicologia e Serviço Social, aquecendo a procura por esses profissionais no mercado. Uma das grandes frentes de trabalho do Serviço Social é nas políticas públicas, não só para a assistência social, mas também para a educação. O curso de Educação Física da Unifadra contempla a formação tanto de licenciatura quanto de bacharelado. A Educação Física vai além das quadras da escola e das academias. A prática de atividades físicas é a chave para o bem estar e para a saúde. Por isso, o profissional da área tem um leque de opções para atuar no mercado de trabalho. O profissional de Educação Física tem habilidades para conhecer e avaliar cada aluno com suas individualidades biopsicossociais e entender as modificações mecânicas e fisiológicas proporcionadas pelo exercício físico. Assim, está apto para atuar tanto na área de fitness, de condicionamento físico, treinamento esportivo, recreação, reabilitação, quanto na iniciação esportiva e no estímulo ao desenvolvimento motor na área escolar.

Os alunos formados pela Unifadra têm conquistado o mercado público e privado, com aprovações em concursos públicos e excelentes colocações em empresas. A Unifadra incentiva seu aluno a se reinventar e mostrar seu diferencial com a disciplina extracurricular de Empreendedorismo. “Os profissionais de todas as áreas precisam saber como se gerenciar, como ser empreendedor e ter seu diferencial no mercado”, destacou Enio Garbelini.

VESTIBULAR
Cursos noturnos (Artes Visuais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social) -  inscrições até 18/12 - desconto de 25% nas mensalidades dos matriculados até 22/12.
Medicina - PROVA 04/01 - às 13h - inscrições até 07/12.

Inscrições: www.fundec.edu.br