A Unifadra conquista 2ª e 8ª colocações em trabalhos do Congresso Nacional de Iniciação Científica

17/12/2020

O Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP está em sua 20ª edição e  inovou ao trazer um formato 100% on-line e síncrono, em razão da pandemia. A Unifadra/Fundec de Dracena participou com sete trabalhos científicos elaborados por alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com muito orgulho, a Unifadra classificou, neste ano, dois trabalhos no ranking dos 10 melhores.
O evento foi realizado de 8 a 11 de novembro, com mais de 1.300 trabalhos científicos de todo o Brasil. As produções científicas foram apresentadas virtualmente pelos congressistas, dando a possibilidade, também, de seus familiares acompanharem as apresentações. O Conic tem a finalidade de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico por meio do exercício da criatividade e dos conhecimentos adquiridos, além de promover a visibilidade dos projetos apresentados pelos alunos.
Os dois trabalhos da Unifadra classificados no ranking dos 10 melhores de cada área (na categoria Andamento) foram: “A qualidade de vida dos cuidadores informais dos portadores de doença de Parkinson”, em segundo lugar na área das Ciências Humanas e Sociais, das alunas de Psicologia Elizabete Pimentel e Milene Aparecida Rubira Castilho, sob orientação da Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, que é ofertado para a comunidade em parceria com a Prefeitura de Dracena; e “A falta de atualizações em sistemas de bibliotecas públicas com aumento de seu declínio”, em oitavo lugar na área das Ciências Exatas e da Terra, da aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tatiana Narumi Matumoto, sob orientação do Prof. Me. Bruno Conti Marini.

A coordenadora de pesquisa da Unifadra Profa. Dra. Priscilla Tartari comentou que “nós, da Faculdade Unifadra de Dracena, marcamos nossa participação em mais um ano de Conic. Nossos estudantes, em um ano atípico, continuaram a fazer ciência, elaborando excelentes trabalhos científicos, que foram classificados para apresentação na 20ª edição do Conic. A iniciação científica é um caminho muito importante para o processo ensino-aprendizagem”.
A faculdade Unifadra já obteve por três vezes, em 2009, 2012 e 2017, o primeiro lugar no Congresso, que é realizado desde 2001 pelo Semesp, sendo o maior no segmento no país.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini ressaltou que “mesmo diante de todas as adversidades em razão da pandemia, participamos do Conic 2020. Parabenizo os alunos e seus orientadores pelos trabalhos apresentados neste que é o maior congresso nacional de iniciação científica”.