Alunos de Medicina da Unifadra iniciam internato na Santa Casa de Dracena

26/03/2021

Os alunos do 5º ano de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena iniciaram suas atividades de internato na Santa Casa de Dracena no dia 22 de março. No início do mês, os estudantes também começaram seu internato na Santa Casa de Presidente Venceslau, utilizando assim os dois maiores hospitais da DRS-11, depois do de Presidente Prudente.

Em Dracena, o internato vai oferecer estágio prático para os alunos nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia).
O internato médico é um estágio obrigatório supervisionado, com carga horária de 720 horas semestrais, realizado nos últimos dois anos do curso de Medicina, em parceria com hospitais, clínicas e equipamentos públicos de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde.
No dia 19 de março, representantes da Santa Casa de Dracena e da Unifadra/Fundec participaram de uma reunião on-line com os alunos para apresentação da diretoria do hospital e explicação de como as atividades de estágio seriam desenvolvidas.
O superintendente da Santa Casa de Dracena, Alessandro Mendes, deu boas-vindas aos estudantes. “Sejam muito bem-vindos para inaugurarem na Santa Casa de Dracena um novo ciclo em suas vidas. Sentimo-nos honrados de fazer parte do seu futuro. Inicia-se aqui uma nova jornada da turma e, as melhores e mais significativas jornadas são aquelas que nos enriquecem por dentro, porque o poder de tornar sonhos em realidade está no interior de cada um de vocês. Desejamos-lhes que seus sonhos estejam sempre conectados com a VIDA, espalhando afeto e colhendo sorrisos. Continuem a construir a sua história, porque ela é única e somente sua”, completou o superintendente.

Os alunos foram recebidos pelos representantes da Santa Casa de Dracena, além dos demais colaboradores da instituição. A coordenadora de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu e a Profa. Aline Damasceno, coordenadora de internato, estiveram presentes na recepção deste primeiro dia de atividades práticas.
O diretor de comunicação da Fundec e secretário assistente Fernando Nunes, representando a direção executiva nesta recepção, destacou que o início do internato é um momento histórico vivido pela Unifadra. “A Santa Casa de Dracena sempre esteve conosco em todos os passos que demos em busca do curso de Medicina, desde sua implantação. É um momento muito importante para os nossos alunos, que utilizarão este campo de estágio que é de referência, uma vez que a Santa Casa de Dracena é o maior hospital da região depois de Presidente Prudente”, acrescentou Fernando Nunes.

O Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que a parceria entre a Santa Casa e a Unifadra proporcionará um importante campo de estágio para os alunos, beneficiando também a população em geral.