Alunos ingressantes do curso de Psicologia entrevistam profissionais da área

03/05/2021

No atual cenário de pandemia e modalidade remota de ensino, tornou-se necessário buscar formas de dinamizar a aproximação dos conteúdos e a intersecção da teoria com a prática.

Neste sentido, a Prof. Esp. Paloma Emanoela Fava Felix, na disciplina Psicologia, Ciência e Profissão, propôs que os alunos ingressantes, divididos em grupos, entrevistassem profissionais da Psicologia de nossa região com o intuito de favorecer uma aproximação dos acadêmicos com os diferentes campos de atuação e com o cenário profissional da região.

A proposta foi muito motivadora para a turma e, segundo a Prof. Paloma, “foi uma atividade contextualizada com os conteúdos e prazerosa para os alunos, pois puderam ter acesso a muitas informações e desmistificar alguns mitos sobre a Psicologia, além de ser uma forma de reconhecimento aos diversos profissionais que atuam em nossa região”.

Os profissionais acolheram carinhosamente os alunos e corresponderam às suas expectativas. Os psicólogos entrevistados foram: Bárbara Matos, Eva Menon Andrade, Janaína Tibério, Josana Zenerato, Milena Bocchi de Castro, Renata Ostetti, Roseli Helena Ferreira Domingos da Silva e Wilson Cezar Barros.

A coordenadora do curso de Psicologia, Prof Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, avalia que  “aproximar o aluno ingressante dos campos de atuação profissional favorece uma melhor percepção sobre a área escolhida, assim como o reconhecimento de um amplo e variado campo de trabalho profissional". Além disso, agradece aos profissionais pela disponibilidade de receber os acadêmicos e contribuir com seu processo de formação.

O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini ressalta que “essa atividade é muito importante, pois aproxima, desde o início do curso, os alunos da prática profissional”.