VI Semana de Inclusão lançou novo olhar sobre o tema

14/06/2021

Os alunos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra realizaram a VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência nos dias 26 a 28 de maio. O evento é realizado anualmente desde 2016 e, a partir de 2020, foi adaptado para as plataformas digitais.

A atividade reuniu estudantes de outras universidades e professores de diferentes áreas, em especial Psicologia e Pedagogia, além de professores da Rede Municipal de Educação de Dracena e do público em geral.

A abertura da Semana contou com a palestra “Educação, tecnologia e a filosofia da diferença”, ministrada pela Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e o Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti. Quem perdeu ainda pode assistir pelo link: https://youtu.be/7lY29ztiW2s

No dia 27, houve o lançamento dos documentários produzidos pelos alunos do 9º termo de Psicologia com os temas “Adoção de crianças com deficiências” e “Espaço na moda, corpo e mente: valorizando a beleza natural”.

A coordenadora desta sexta edição, Profa. Esp. Laízi Santos, ressaltou que “o evento proporcionou um lugar de fala aos sujeitos envolvidos nos projetos e trouxe informações à população sobre diversas temáticas, ampliando a possibilidade de práticas inclusivas em todos os setores da sociedade”.

No último dia foi realizado o Sarau da Inclusão, que apresentou músicas, poemas e crônicas, assim como materiais que auxiliam profissionais e comunidade; sobre inclusão escolar, inclusão de pacientes renais crônicos, deficiência e o mundo do trabalho, olhar a inclusão e o morador de rua e inclusão de autistas.

“Promovemos um espaço de reflexão e construção de discussões a respeito da pessoa com deficiência, possibilitando a expansão do conhecimento do aluno de graduação, profissionais e comunidade, a fim de promover maior saúde nas relações interpessoais e no manejo profissional, além de ampliar as possibilidades de promoção de uma sociedade mais inclusiva”, acrescentou a professora.

“As atividades propiciaram a reflexão de acadêmicos de Psicologia sobre um mundo de trabalho que atenda às pessoas com deficiências, possibilitando despertar um interesse pelo desenvolvimento de pesquisas e projetos vinculados ao tema, ampliando os espaços de discussões sobre temáticas inclusivas”, finalizou Laízi.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, Profa. Ma. Andréa Frizo de C. Barbosa, “foram noites fantásticas, de muitas reflexões e aprendizagem. Tanto os discentes, como outros profissionais e membros da comunidade, puderam ampliar seus conhecimentos sobre o tema inclusão, refletindo sobre os diversos grupos de excluídos que são produzidos em nossa sociedade, e sobre estratégias capazes de promover a transformação desse cenário, a partir de uma educação inclusiva e de recursos tecnológicos.”

A coordenação finaliza agradecendo aos professores convidados,  Profa. Dra. Elisa e o Prof. Dr. José Eduardo, que gentilmente abrilhantaram o evento com seus conhecimentos e experiências de vida, assim como, a Profa. Esp. Laizi e todos os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia.

Para o diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini, "a Semana de Inclusão tanto amplia o entendimento do aluno no campo da Psicologia quanto apresenta ao público em geral novas formas de olhar para o tema da inclusão".

Acompanhe em nossa galeria algumas imagens desta VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.