Unati retoma atividades em formato digital

18/08/2021

A 13ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) iniciou suas aulas no dia 10 de agosto trazendo uma grande novidade: atividades realizadas em formato digital! Os encontros são realizados semanalmente, às terças e quintas-feiras, com início às 14h, via Meet (ferramenta do Google For Education).

Na aula inaugural, os alunos foram recebidos pelo diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini; pela vice-diretora da Unesp de Dracena Profa. Dra. Sirlei Aparecida Maestá; pelos coordenadores do programa Profa. Ma. Daniela Macário Custódio (Unifadra) e Prof. Dr. Gustavo do Valle Polycarpo (Unesp), pela Profa. Esp. Aline Siqueira (Fundec) e pelos monitores Débora Mathias e André Lopes.

Com a novidade de ser totalmente digital, a Unati atraiu alunos das cidades de Dracena e região, além de participantes de Campo Grande (MS) e Londrina (PR), por exemplo.

Daniela Macário destaca que “isso aconteceu devido ao fato de ser digital neste ano. Logo no primeiro dia os próprios alunos se surpreenderam com esta novidade e acharam muito interessante. Está havendo uma troca muito rica de informações e conhecimentos entre eles. A possibilidade de fazer novos amigos, de lugares tão distantes, trouxe muita satisfação a todos os envolvidos”.

Gustavo Polycarpo ainda pontua que “as atividades, mesmo que de forma remota, proporcionarão interação e maior bem-estar aos Unatianos nesse momento de isolamento. Acreditamos que a Unati irá contribuir para minimizar os efeitos da restrição social causada pela pandemia do novo coronavírus, a qual foi bastante severa com os idosos”.

A primeira atividade proposta ao grupo foi física, com orientação da Profa. Esp. Aline, educadora física formada na Unifadra e que atua no Colégio Anglo-CID, mantido pela Fundec, atendendo também em projetos desenvolvidos pela Unifadra, como o Viva a Vida e a própria Unati.

Em outro encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conversar um pouco sobre saúde mental em tempos de pandemia, com a Profa. Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, que atua no curso de psicologia da Unifadra e está cursando mestrado na área.

Na próxima semana, estão programadas as atividades com o Prof. Dr. Daniel Nicodemo, zootecnista da Unesp de Dracena, que tratará do assunto “as abelhas e os produtos apícolas”.

As atividades são revezadas entre as duas instituições envolvidas, proporcionando aos participantes a troca de conhecimentos no âmbito psíquico, cultural, científico-tecnológico, físico e social e, principalmente, emocional.

A inserção do idoso no contexto acadêmico é uma das funções sociais das instituições de ensino, assim, a Unesp e a Fundec vêm fazendo seu papel desde 2008.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza toda a equipe pelo “trabalho que possibilitou o retorno das atividades de forma digital nesse momento de isolamento, propiciando aos Unatianos, mesmo que de forma remota, a interação com outras pessoas, visando ao bem-estar de todos”.

A vice-diretora da Unesp de Dracena Profa. Dra. Sirlei Aparecida Maestá acrescenta que "este é um programa de grande sucesso no formato presencial, que agora vem num novo formato, o digital. Se antes a inclusão digital do idoso já vinha ocorrendo, atualmente com a pandemia, este processo se acelerou ainda mais e a Unati não poderia ficar de fora. Dessa forma, as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade vêm contribuindo, mesmo que de forma remota, para a redução dos impactos do distanciamento social e melhora da qualidade de vida do idoso".

A Unati é um programa realizado anualmente pela Fundec - Fundação Dracenense de Educação e Cultura (com sua unidade de ensino superior Unifadra) e Unesp - Universidade Estadual Paulista - Campus de Dracena, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dracena.