Diferentes demandas ampliam o mercado de trabalho para profissionais de tecnologia


29/09/2021


A falta de profissionais qualificados tem garantido empregabilidade, em especial, para estudantes e recém-formados, além de manter uma média salarial bem atrativa para aqueles que escolhem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, segundo o Prof. Me. Alessandro Fornari, coordenador do curso na Unifadra Dracena.

“Temos quase 90% dos alunos formados em 2019 e 2020 atuando na área aqui na região, em cargos como analista e programador full stack, por exemplo. Nosso curso forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades”, ressalta o coordenador.

“Na Unifadra, no último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, temos a auditoria de sistemas de informação, que capacita o aluno a compreender e assegurar informações seguindo as normas da ISO 27001 (padrão e referência internacional para a gestão da segurança da informação). Com a recente implantação da LGPD, nossos alunos podem ser auditores, identificando falhas tanto no sistema como no perfil profissional de usuários, em diversos tipos de instituições e empresas. E este é um profissional muito requisitado no momento”, complementa Fornari.

Segundo o coordenador, as atividades extracurriculares da Unifadra também são relevantes para o mercado de trabalho, como a programação de computação embarcada, que é a programação desenvolvida em chips para as mais diversas funções, que vão desde sensores (acendimento de luzes) a itens para casas inteligentes (de sistemas conectados para monitoramento e controle de funções como temperatura, multimídia, portas e janelas), automação industrial e mesmo inteligência artificial (que também realiza atividades repetitivas, mas analisa dados e “aprende” para uma tomada de decisão).

As ferramentas digitais tornaram-se uma infraestrutura indispensável em todos os setores. Assim, as opções de atuação dentro do mercado de trabalho para profissionais de tecnologia se ampliaram (inclusive com o surgimento de novas profissões) e os salários são os mais variados, iniciando na casa de R$ 2.000,00 e podendo atingir patamares de dois dígitos. Além das vagas locais, é possível atuar em home office e trabalhar para empresas fora de sua região, de outros estados ou até de outros países.

Outro fator relevante é que a pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas, segundo aponta a pesquisa realizada pelo The Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da Microsoft, e divulgada em maio deste ano (2021).

Isto também impulsionou as chamadas profissões emergentes (como analista de cibersegurança, cientista de dados, especialista em Cloud ou inteligência artificial ou Blockchain, por exemplo - que foram surgindo devido às novas demandas do mercado de trabalho) e exigiu que empresas do mundo todo implantassem o trabalho remoto (trabalho à distância, home office) para continuarem suas atividades.

Cada vez mais, o trabalho do profissional de tecnologia da informação será requisitado em todas as áreas para atender às novas necessidades - que estarão em constante transformação - e os alunos devem estar atentos a todas estas oportunidades, sempre de olho em profissões emergentes de seu interesse.

Faça Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifadra!

O Vestibular 2021 da Unifadra Dracena está com inscrições abertas até 27 de outubro. O candidato pode optar por uma das três formas de ingresso: 1. usar a nota do ENEM, 2. fazer o vestibular agendado presencial ou 3. realizar a prova on-line.

Não esqueça!
Inscrição: até 27/10 pelo site: www.fundec.edu.br/unifadra/vestibular

Matrícula: até 29/10, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
Benefício: isenção da taxa de matrícula e 20% de desconto nas mensalidades do curso escolhido
Informações: (18) 3821-9008 ou (18) 99634-0383 ou pelo e-mail secretaria@fundec.edu.br


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA