II CAMED da Unifadra Dracena reuniu 150 participantes


13/12/2021


O II Congresso Acadêmico de Medicina de Dracena (CAMED), organizado pelo Centro Acadêmico Maria Brasília Leme Lopes (CAMBRA) em parceria com a Unifadra, reuniu 150 participantes nos dias 18 a 20 de novembro.

O evento foi presencial, com o ciclo de palestras realizado na Associação Paulista de Medicina (APM) de Dracena e as apresentações dos trabalhos científicos no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, nas instalações da Fundec, mantenedora da Unifadra Dracena.

O II CAMED foi prestigiado com a presença do prefeito André Lemos e da secretária adjunta de Saúde Geni Pesin e, após a abertura, os organizadores homenagearam a Profa. Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina da Unifadra. Ela recebeu o reconhecimento dos alunos por sua trajetória profissional como respeitada médica dermatologista, além do relevante currículo na docência de Medicina e sua atuação para a implantação do curso na Unifadra Dracena.

A Dra. Marilda agradeceu a homenagem e destacou estar “emocionada e envaidecida” e finalizou: “espero estar fazendo alguma diferença na vida de vocês [acadêmicos]. Este momento ficará marcado em minha vida como de muita emoção. Obrigada!”

A primeira palestra do II CAMED foi realizada virtualmente pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, que trouxe um tema atual e abordou os limites e as oportunidades da telemedicina. Presencialmente, o médico cirurgião geral Moabe Rezende de Lima falou sobre o controle de danos no trauma e a médica ginecologista e obstetra Tassiane Keller Stivari Mantovaneli falou sobre os métodos anticoncepcionais reversíveis de longa duração.

No dia 19, os palestrantes foram a médica dermatologista Mariana Penha (Crescimento capilar e alopecias), o advogado especialista em Direito da Medicina Stefano Cocenza (O cenário atual da judicialização da saúde), o especialista em Gestão Empresarial Felipe Santinoni (Como construir sua independência financeira em 4 passos) e a médica cirurgiã pediátrica Maria do Socorro Mendonça de Campos (Patologias cirúrgicas mais frequentes nas crianças).

No dia 20, houve a apresentação dos trabalhos selecionados pela banca avaliadora: Profa. Dra. Priscilla Aparecida Tartari Pereira, Profa. Dra. Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima, Prof. Dr. Erico Torrieri, Prof. Dr. Caio Ferreira de Oliveira, Profa. Ma. Carla Sola Deponte e Profa. Esp. Dayane Araujo Luzia.

O II CAMED ainda estabeleceu a Menção Honrosa Dr. Haroldo Deponte, uma premiação ao melhor trabalho do ano que leva o nome do médico homenageado (in memoriam) na primeira edição do evento. O aluno Victor Augusto de Oliveira Mattara recebeu a Menção Honrosa Dr. Haroldo Deponte pelo trabalho Ectopia cervical e seu impacto na saúde da mulher (orientadora: Lígia Maria Silva).

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou a importância do evento para a integração dos alunos, o aprendizado na organização do evento, o contato com os diferentes profissionais e a troca de informações e experiências durante o CAMED. Além disso, ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados e parabenizou a todos pelo sucesso do evento.

O II CAMED foi presidido pela docente Profa. Esp. Aline Damasceno, médica em Cirurgia Geral e coordenadora da UTI Covid-19 da Santa Casa de Dracena, e pelo discente Daniel Cremon Raduan Miguel, acadêmico do 6º termo de Medicina da Unifadra Dracena.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA