Unati realiza solenidade de encerramento de sua 13ª turma

03/01/2022

Foi realizada, no dia 9 de dezembro, a cerimônia de encerramento da 13ª turma da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), fruto de uma parceria entre a Unesp Dracena, a  Prefeitura Municipal de Dracena e a Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, por meio de sua unidade de ensino superior Unifadra. Com o slogan "Isolados sim, sozinhos nunca!", a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da Fundec no YouTube e permanece disponível em: https://youtu.be/j1fZ4xuoKAU .

A 13ª turma iniciou no dia 10 de agosto com encontros semanais on-line às terças e quintas-feiras. O grupo é formado por pessoas com mais de 60 anos, que superaram o desafio de aprender algo novo e descobriram que as novas tecnologias e o formato digital vieram para ficar. Em novembro, os alunos completaram seu ciclo de atividades, que envolveu muito conhecimento, aprendizagem, bem-estar, socialização e, principalmente, amizade.

A solenidade de encerramento reuniu alunos e contou com a presença da Profa. Dra. Sirlei Aparecida Maestá, vice-diretora da Unesp de Dracena; da Profa. Ma. Daniela Macário Custódio, coordenadora da Unati núcleo Unifadra; do Prof. Dr. Gustavo do Valle Polycarpo, coordenador da Unati núcleo Unesp; do Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra e da Profa. Esp. Aline Siqueira, docente da Fundec, representando todo o corpo docente.

O discurso de despedida da turma foi feito pela aluna Valentina Aparecida Pinto e ressaltou que "a Unati foi muito importante, porque mesmo não tendo aulas presenciais não ficamos isolados. Estávamos em contato com pessoas e fizemos vários amigos de vários lugares e, com isso, nunca estivemos sozinhos. Isso tudo, graças aos professores e colaboradores da Unifadra e da Unesp". Ela ressaltou que "a Unati deu oportunidade para aprendermos muito mais de tudo aquilo que já vivemos. Ajudou a levantar a nossa autoestima e a nos valorizarmos cada dia mais". Para finalizar, agradeceu aos "amigos que se disponibilizaram a aprender a mexer com a tecnologia, com o computador e o celular, sendo possível formar a turma para que pudéssemos ter as aulas". Valentina ainda agradeceu "a toda a equipe que nos ajudou neste ano difícil de pandemia, porque mesmo isolados nunca estivemos sozinhos. Muito obrigada a todos".

Sirlei Aparecida Maestá agradeceu a parceria da Unifadra e a atuação de todos os colaboradores e monitores do projeto das duas faculdades para realizar as atividades on-line. Além disso, ressaltou as "boas perspectivas para o ano de 2022, com a possibilidade de realmente retornarmos 100% com as nossas atividades presenciais". E agradeceu aos "alunos que confiaram nesse formato on-line e participaram das aulas. Isso foi muito importante".

Enio Garbelini parabenizou "todos os participantes pela dedicação e pelo empenho e, também, por acreditarem em nosso trabalho e no da Unesp" e finalizou agradecendo a parceria de tanto tempo.

Daniela Macário Custódio deixou registradas as vivências da turma, ressaltando que a Unati é um projeto agregador de pessoas e gerações. Lembrou que as reuniões colocavam em contato pessoas de lugares muito diferentes e que isso trouxe boas experiências, que foram muito enriquecedoras. Agradeceu aos parceiros e ao empenho dos monitores para o desenvolvimento do projeto, em especial, no formato on-line.

Gustavo do Valle Polycarpo ressaltou a parceria com a Unifadra e o compartilhamento de informações para as tomadas de decisões. Também destacou a experiência dos monitores da Unesp, que contribuiu para o desenvolvimento das atividades, e pontuou a vontade de aprender dos alunos da Unati como um diferencial da turma.

Para fechar a solenidade, os espectadores assistiram a uma apresentação do Coral da Unifadra, regido pela Profa. Dra. Sheila Regiane Franceschini.

As inscrições para a 14ª turma da Unati 2022 podem ser feitas na recepção da Unifadra pelo telefone (18) 3821-9015, nos períodos da manhã e tarde. Para participar, é preciso ter 60 anos ou mais, independentemente do grau de escolaridade, e ter disponibilidade para participar das aulas duas tardes na semana. O curso é gratuito.