Docentes da Unifadra participam de Congresso Internacional de Educação

24/05/2022

As professoras do curso de Psicologia da Unifadra Dracena Ma. Laízi da Silva Santos e Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni participaram do II Congresso Internacional de Educação, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos dias 11 a 14 de abril. O evento fez parte da 19ª Semana de Educação, que também englobou o II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL.

Com o tema “Novos e antigos desafios para ação e formação de professores: educação e justiça social”, o evento on-line promoveu debates e reflexões sobre a educação, formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto contemporâneo, diversificado e de considerável demanda social e formativa.

A Profa. Ma. Laízi apresentou o trabalho “Aprendizagem Baseada em Projetos na Formação do Psicólogo”, que abordou essa metodologia ativa como uma potente ferramenta para formar profissionais generalistas, críticos, reflexivos e que sejam capazes de articular teoria e prática.

A Profa. Esp. Fátima Simone apresentou o estudo “Reflexões sobre o currículo de formação em Psicologia na perspectiva moral”, que teve como objetivo verificar as disciplinas e atividades promovidas pelo curso passíveis de contribuir com a construção do desenvolvimento moral do acadêmico, pois entende-se que o curso de Psicologia deve propiciar uma formação de cidadãos moral e intelectualmente autônomos, uma vez que envolve as relações humanas nos variados contextos da sociedade.

“O evento proporcionou discussões acerca da educação, enriquecendo as práticas pedagógicas e possibilitando a continuidade da minha pesquisa. Profissionais de diversos estados e vinculados a diferentes universidades estiveram presentes, o que tornou possível olhar para outras realidades e refletir sobre a educação de forma geral. Eventos como estes são importantes para atualização e reflexão dos profissionais”, ressaltou a Profa. Laízi.

“O congresso possibilitou aos profissionais refletirem e discutirem temáticas que estão diretamente articuladas com a prática docente. Neste sentido, o evento nos trouxe provocações para que possamos - através de nossas pesquisas - enriquecer nossa formação e promover diálogos construtivos na área da educação”, acrescentou a Profa. Fátima Simone.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra Dracena Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa parabenizou as professoras Laízi e Fátima Simone “pelos trabalhos apresentados e pelo engajamento em estudos e reflexões tão significativas para a formação pessoal e profissional do psicólogo brasileiro”.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou as docentes e ressaltou que “os trabalhos apresentados são relevantes, pois contribuem para formação dos futuros psicólogos: profissionais cada vez mais  autônomos, capazes de articular a teoria com a prática”.